domingo, 30 de junho de 2013

ELEIÇÕES SINDICAIS.

São esperados cerca de 75% dos sindicalistas aptos a voto. 

O Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Ruais de Buriti dos Lopes-PI realiza hoje (30/06/2013), as eleições que escolherá seu novo presidente. A votação teve início as 8 horas e se estenderá até às 16 horas.
O sindicato tem hoje 2.040 associados aptos a votarem, mas segundo estimativa do sindicalista e candidato a presidência Sr. Elias Carvalho, um dos nomes mais indicados para ganhar a eleição, espera-se que cerca de 1.500 pessoas, compareçam às urnas para depositarem seus votos.
O sindicato espalhou urnas em algumas localidades consideradas estratégicas, para facilitar o acesso dos sindicalistas. Além da cidade de Buriti, as localidades que contém urnas são: Barra do Longá, Coroa de São Remigio, Estreito, Salgadinho, Espirito Santo de Cima e Cadoz.
De acordo com o próprio sindicato é preciso que os associados estejam quites com suas mensalidades para poderem votar e deverão comparecer às urnas, munidos de Identidade, Carteira Sindical e comprovante de pagamento da última mensalidade.
Fotos: Régis Silva
Texto: Régis Silva
 

sábado, 29 de junho de 2013

PRESIDENTE DA CÂMARA ENCERRA SESSÃO E NÃO DÁ PALAVRA A VEREADORES.

Vereadores da oposição reclamam da atitude do presidente da Câmara.

A Câmara Municipal de Vereadores da cidade de Buriti dos Lopes-PI entrará em recesso a partir de 1º de Julho e só voltará com seus trabalhos normais em 1º de Agosto.
Por conta disto a casa teve de acelerar seus trabalhos legislativos e aprovou alguns dos 19 projetos que foram encaminhados para votação, já que outros foram retirados da pauta, como é o caso do Projeto de Lei da Taxa de Iluminação pública, que além de ser inconstitucional é imoral e de grande ofensa à população buritiense.
Alguns projetos foram aprovados, como é o caso da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentaria) e o Projeto de Lei do passe livre para o transporte dos universitários. Durante esta ocasião a vereadora Iranildes Braga (PDT), que falou em nome da bancada da oposição, sugeriu que a votação dos referidos projetos fossem individuais, para maior esclarecimento da população.
Em nenhum momento,  meus colegas de oposição e eu, fomos contra os universitários, a prova disto é que este projeto foi aprovado por unanimidade. Toda aquela tentativa de jogar os universitários contra nós, não passou de uma armação, de uma articulação de alguns da base governista, disse a vereadora.
As vereadoras Iranildes Braga (PDT) e Jaqueline Brito (PMDB), protocolaram junto à Secretaria da Câmara Municipal, conforme Art. 19 do Regimento Interno, que exige um prazo de 24 horas antes das sessões, três requerimentos:
Solicitação de todos os balancetes da Câmara Municipal e Prefeitura Municipal do exercício de 2013;
Solicitação do veículo da Câmara Municipal, por um período de três dias, para serviços de inspeção dentro do município;
Requerimento, em forma de urgência, solicitando a reconstrução da ponte que liga algumas localidades do entorno do rio Pirangi à cidade de Buriti dos Lopes.
Mas de acordo com a vereadora Iranildes, ao final da sessão, seus requerimentos não foram para a pauta da ordem do dia, como foi pedido e como manda o regimento. O presidente da Câmara simplesmente encerrou a sessão com o argumento de que iria convocar uma reunião ordinária para a terça-feira, dia (01/07/2013), mas o nobre vereador, por falta de conhecimento do teor do Regimento Interno, ou de forma proposital, marcou esta data sabendo que os vereadores não serão obrigados a atender a esta convocação ordinária, por estarem de recesso. Disse Iranildes Braga, que ainda citou: _ Lamentavelmente serei obriga, mais uma vez, a acionar o MP (Ministério Público), como forma de se fazer cumprir a Lei.

Fotos: Régis Silva
Texto: Régis Silva

sexta-feira, 28 de junho de 2013

VEREADORA PRETENDE FISCALIZAR TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA.

A vereadora Iranildes Braga (PDT), no cumprimento incansável de seu dever no legislativo, deu entrada no dia (24/06/2013), na Câmara Municipal, em um requerimento que solicita, na  forma regimentada daquela casa, que seja encaminhado através da Mesa Diretora da Câmara Municipal ao Secretário Municipal de Administração, pedido de informações  sobre a arrecadação mensal da taxa de iluminação pública na zona rural e urbana de Buriti dos Lopes-PI, bem como o valor da despesa mensal  e o índece em que se baseiam para a cobrança desta taxa.
O objetivo é fiscalizar para que  haja clareza do uso do dinheiro público.
Fui eleita para trabalhar pelo povo. Se minha função é zelar pela "coisa pública", é isto que tenho feito e, continuarei incansável na minha luta. Disse Iranildes Braga, que ainda falou: Paralelo a este requerimento que enviei atravéz da Câmara, também dei entrada no protocolo da prefeitura, para que que não haja desculpas.
 
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti.
 
Cópia do requerimento.
 

CONVITE DE MISSA

DEUS É O REFÚGIO, EM CUJO SEIO ENCONTRARÁS GUARIDA PARA O CORPO E TRANQUILIDADE PARA O ESPÍRITO.

Os familiares de Francisca Fernandes Nunes, mais conhecida como (Francisca do Major), ainda consternados com o seu falecimento, convidam parentes e amigos para a missa de sétimo dia que será celebrada nesta segunda-feira, dia (01/07/2013), às 19 horas na Igreja Matriz de nossa cidade.
Os familiares antecipam agradecimentos a todos que comparecerem a este ato de Fé e piedade Cristã.

EDUCAÇÃO GANHA MAIS PROFESSORES DE HISTÓRIA

A FID (Faculdade Internacional do Delta) de Parnaíba, diplomou na noite de ontem (27/06/2013), a 1ª Turma de Licenciatura Plena em História, formandos de 2012. A solenidade de colação de grau se deu no auditório do SESI, na cidade de Parnaíba.
A turma homenageou o saudoso professor, historiador e ex-vereador de Parnaíba, Francisco Iweltman, com a escolha de seu nome para lustrar a 1ª turma de história da FID.
Dentre os formandos desta turma, alguns eram da cidade de Buriti dos Lopes-PI, onde aproveitamos o momento para homenageá-los em nome de um dos formandos, o Sr. Francisco de Assis Braga. Francisco Braga, foi escolhido por seus colegas para ser o orador da turma, onde na ocasião, pautou seu discurso na importância da classe licenciada para a formação do futuro.
O Curso de Licenciatura Plena em História, agora faz parte de mais um, dos cinco cursos superiores da vida academica e vitoriosa de Francisco Braga.
Chico Braga, comumente conhecido por todos, agora tem em seu curriculo os cursos de Licenciatura Plena em Educação Religiosa, Teologia, Marketing Empresarial, Administração e Licenciatura Plena em História.

Fotos: Régis Silva
por Régis Silva

quarta-feira, 26 de junho de 2013

"A PONTE CAIU!" E NÃO É MENTIRA.

Até parece bordão de festa Junina ("A ponte caiu! É mentira!"), mas a realidade para os moradores das localidades Olho ´D'água, Criolos, Várzea da Porta, Muricizinho, Baixa do Gato, Cadoz e Lagoa do Meio é crítica com a queda desta ponte que liga, estas diversas localidades, à cidade de Buriti dos Lopes-PI.
O caso se deu na segunda-feira (17/06/2013). A ponte, feita de madeira, não suportou o peso de caminhões que trafegam diariamente, carregados de pedras, e cedeu. De acordo com relato dos moradores.
Diariamente centenas de pessoas utilizam esta ponte para seu trajeto da zona rural à cidade e vice versa. Como se não bastasse a estrada de péssima qualidade, que piora no inverno, agora ficou mais difícil, já que os moradores da região estão tendo de passar por dentro do rio Pirangi, ou dar uma de equilibrista passando por cima, apenas de uma tábua, o que é um perigo. Devemos lembrar, também, do perigo que é para as crianças e estudantes destas regiões que precisam atravessar esta ponte para pegar o transporte escolar que fica do outro lado.
Uma moradora da região, que não quis se identificar, levou o caso ao conhecimento do prefeito, mas de acordo com ela, o prefeito disse que poderia até mandar consertar a ponte, só não sabe quando.
E agora! Como fica a situação destas pessoas que precisam, diariamente, desta ponte?
Fica aqui o apelo deste portal para que as autoridades responsáveis por nosso município, se sensibilizem e solucionem, o mais rápido possível, este problema, e que devolvam a rotina normal para aquela gente.

Fotos Régis Silva
Texto: Régis Silva

sábado, 22 de junho de 2013

ESGOTO CONTINUA TIRANDO O SOSSEGO ENTRE VIZINHO

Mais uma vez nossa equipe de reportagem volta a abordar a revolta dos vizinhos da rua: Travessa Maranhão, que reclamam da falta de infraestrutura e da falta de uma solução para seu problema, problema este, que já os levou à justiça para uma audiência em busca de solução.
De acordo com a Sra. Luzineide, a parte reclamante deste caso, o responsável, acho que podemos chamar assim a pessoa que, segundo ela, lhe atendeu e responde pela Secretaria de Infraestrutura, já que o mesmo não é o Secretário e não sabemos qual é sua função por lá, por algumas vezes foi até a citada rua com a promessa de resolver este problema, mas o certo é que este caso já vem se arrastando desde Fevereiro e até este momento, nada foi feito.
De acordo com os moradores daquela rua, esta semana a prefeitura, através da Secretaria de Infraestrutura, esteve com uma equipe limpando o local e prometeram voltar no outro dia para resolver. Já fazem mais de quatro dias e nem sinal deles.
Será preciso que tenhamos de entrar com uma ação contra a administração pública de Buriti dos Lopes-PI, para que eles possam se manifestar e resolver este problema simples, mas essencial e de direito do povo? Questionou a Sra. Luzineide.

Fotos: Régis Silva
Redator: Régis Silva

ILUMINAÇAO PÚBLICA

A Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes-PI, após reportagem feita por este portal que mostrou um Projeto de Lei que o atual prefeito encaminhou à Câmara Municipal com o objetivo de aumentar a taxa de iluminação pública em todo município, começou a trocar algumas lâmpadas pelas ruas da cidade.
Alguns moradores chegaram a se surpreender e a desconfiar deste ato. Não será esta, uma articulação do governo municipal para no futuro poder aprovar o tal Projeto de Lei, utilizando-se desta premissa de que está tudo bem, de que agora tá tudo iluminado? Indagaram.
Pode até ser! Mas foi preciso o Portal Alerta Buriti fazer uma reportagem a respeito para que a população pudesse receber um serviço que nunca deixou de ser cobrado e que nos últimos meses estava sendo oferecido de maneira precária. Após a reposição de algumas lâmpadas, algumas ruas mais parecem boates com jogos de luzes, afinal, as luzes trocadas não conseguem ficar acesas por muito tempo.

Redator: Régis Silva

sexta-feira, 21 de junho de 2013

CARTA AOS INTERNAUTAS

A vereadora Iranildes Braga nos enviou um e-mail com uma carta explicando as atitudes tomadas por ela e pela bancada oposicionista, diante dos fatos ocorridos na sessão de ontem (20), na Câmara Municipal.
Conteúdo do e-mail.
A princípio quero agradecer as diversas manifestações de apoio que temos tido nas redes sociais, e falar da nossa luta árdua durante esses seis primeiros meses deste ano.
Enfrentamos uma batalha contra a tentativa de monopolização do poder público em nosso município. Tivemos de levar, atos de irregularidade durante a criação das Comissões Parlamentares Permanentes, para a justiça intervir e fazer valer as leis. Conseguimos vencer na justiça.
Quero esclarecer que na sessão de ontem, nós vereadores da bancada oposicionista, tínhamos o interesse de participar, de pelo menos duas, das quatro Comissões Parlamentares, afinal, foi para isso que lutamos na justiça.
Para que o povo entenda nossa posição diante dos fatos ocorridos ontem, explico!
Nossa indicação de membros para as comissões, de nada adiantaria, pois não teríamos poder nenhum, já que a presidência de cada comissão, seria escolhida através do voto. Sendo assim, a bancada aliada ao governo municipal, teria todas as presidências, já que eles detêm a maioria na Câmara. E dentro destas comissões, quem tem o poder de relator e de decisão é o presidente. Então, amigos! Eu lhes pergunto: Adiantariam nossas indicações para os membros destas comissões?
Então, que fique claro  o motivo de nós, da bancada oposicionista, não termos indicado nenhum membro e termos pedido abstenção diante de nossos votos, pois não queríamos e nem iremos compactuar com este sistema imposto por eles.
Tentei explicar ontem, durante a sessão, mas me foi negado, pelo presidente da casa, o direito de me expressar. Como tem sido feito em outras sessões, onde o vereador simplesmente inicia os trabalhos daquela casa e os encerra imediatamente.
Como parlamentar, sempre me mantive em uma única postura, sempre ocupei a mesma posição opositora. Não estou aqui tentando enaltecer-me, mas nunca usei o meu cargo político em troca de favores.
A missão de um parlamentar é a de fiscalizar a administração pública, que deveria ser transparente, impessoal e usando sempre o interesse comum, o povo. Sendo correto afirmar que o direito do poder legislativo municipal é buscar as informações a respeito da administração pública. Fato legítimo e, decorre de sua função, seja qual for as fiscalizações que envolvam o poder executivo.
Fica aqui o meu repúdio ao nepotismo, ao hospital fechado, às férias dos professores que não foram pagas, ao não reajuste do piso salarial dos professores, aos centros de inclusão digital que encontram-se fechados, enfim, ao mau uso do dinheiro público.

Por Iranildes Braga vereadora do PDT.
Postado por Régis Silva Portal Alerta Buriti

CÂMARA MUNICIPAL CUMPRE ORDEM JUDICIAL E APROVA NOVAS COMISSÕES.

Vereadores oposicionistas sentem-se sem poder de decisão.

A Câmara Municipal de Buriti dos Lopes realizou ontem (20), uma sessão que tinha como pauta, a escolha das Comissões Parlamentares Permanentes. Estas comissões já haviam sido pré-formadas em Fevereiro deste ano, de forma ilegal, de acordo com o Regimento Interno da casa.
A sessão de ontem criou novas comissões e cumpriu uma decisão judicial, onde o Meritíssimo Sr. Juiz da Comarca de Buriti dos Lopes-PI, Dr. Max Paulo Soares Alcântara, sentenciava a Câmara Municipal, na pessoa de seu presidente, Roberto da Coroa, a criar novas comissões com observância às leis que regem o município e aquela casa, sujeitando o Sr. presidente a uma multa de R$ 20.000,00 (vinte mil reais), em caso de descumprimento da medida judicial.
Quatro comissões foram formadas durante a sessão de ontem: Comissão de Justiça e Redação, Comissão de Finanças e Orçamento, Comissão de Ordem e Serviços Públicos e Comissão de Saúde e Meio Ambiente.

No início da sessão os vereadores da base oposicionista até tentaram indicar seus membros para as comissões, mas segundo eles, perceberam uma articulação da base governista e pediram para que fossem montados os blocos partidários, como diz a Lei Orgânica do Município, mas de acordo com o presidente da Câmara, orientado por advogado, o mesmo iria seguir o Regimento Interno da casa no rito de seu Art. 50. Sentindo que poderiam ser prejudicados, além de ficarem sem direito à voz, já que pondo em prática, a bancada governista tem maioria, o líder do PMDB e os vereadores da base oposicionista: Jarbas Fortes (PMDB), Sr. Dedé (PTB), Jaqueline Brito (PMDB) e Iranildes Braga (PDT), se recusaram a indicar os demais membros e se abstiveram da votação em forma de protesto, diante do cenário e do sistema ali instalado.

Mesmo com todo este episódio, as comissões foram formadas. Queremos deixar bem claro que todos os membros destas comissões, são da base governista, o que torna impossível nossa intervenção diante de qualquer projeto que venham a esta casa, afinal, eles são maioria, e agora serão responsáveis por analisar e dar o parecer sobre todos os projetos que por aqui passarão, além de terem, por serem maioria, o poder de decisão. Justificaram os vereadores da base oposicionista, revoltados com a situação.

Fotos: Régis Silva
Redator: Régis Silva
 
 

quarta-feira, 19 de junho de 2013

MORADORA REVOLTADA POR FALTA DE SERVIÇO PÚBLICO.

O Portal Alerta Buriti foi procurado na manhã de hoje (19/06/2013), pela Sra. Luzineide de Sousa Silva, moradora da rua: Travessa Maranhão, com uma denuncia. Segundo ela, um desnível no calçamento na porta de sua residência e da residência de seu vizinho, tem tirado o sossego dos mesmos.
De acordo com o relato da Sra. Luzineide, a água procedente das chuvas e do esgoto das casas vizinhas fica empoçada, atraindo sujeira e mal cheiro, provocado pelo lixo que se acumula e pelos porcos que fuçam a lama. Este caso já vem se arrastando desde Fevereiro deste ano, e foi parar na justiça. A audiência entre os vizinhos será amanhã (20).
A Sra. Luzineide, procurou as autoridades responsáveis pelo município - Secretarias de Saúde e de Infraestrutura, e de acordo com o responsável pela Secretaria de Infraestrutura, a prefeitura já fez um seletivo, mais ainda não chamou os pedreiros que foram aprovados, e que era a única solução para o momento.
Revoltada, ela procurou nossa equipe de reportagem, a final, a população não pode ficar à mercê da falta de serviço público, que é de responsabilidade da Prefeitura Municipal.
Além da falta de solução para este esgoto" à céu aberto", apenas mais um, existente pelas ruas da cidade, também existe a falta do serviço de correição, ou seja, serviço de apreensão de animais que ficam solto pelas rua, causando mal à saúde da população.

Fotos: Régis Silva
Redator: Régis Silva

terça-feira, 18 de junho de 2013

CÂMARAMUNICIPAL TENTA ACORDO SOBRE COMISSÕES PARLAMENTARES.

Vereadores opositores são contra e esperam decisão da justiça.

A Câmara Municipal de Buriti dos Lopes-PI, através de seu presidente, Sr. Roberto Silva Oliveira (Roberto da Coroa), convocou os vereadores para uma reunião na manhã de hoje (18/06/2013), para tentar fazer um acordo com relação à formação das Comissões Parlamentares, que foram pré-formadas por seis vereadores, sem observar a indicação da liderança do PMDB, a aceitação dos demais, e sem a representação mínima das agremiações, ou seja, sem seguirem o Regimento Interno da casa e a Lei Orgânica do Município.

Os vereadores da base oposicionista Jarbas Fortes (PMDB), Sr. Dedé (PTB), Iranildes Braga (PDT) e Jaqueline Brito (PMDB), participaram da reunião, mas afirmaram que são contra este acordo, pois já haviam tentado fazer um acordo no inicio deste ano, mas não foram ouvidas as suas propostas, e que agora, iriam esperar o parecer do juiz, até mesmo em forma de respeito à justiça, já que agora existe uma ação do PMDB, contra a ilegalidade na formação de tais comissões.
A vereadora Iranildes Braga usou a palavra na reunião para falar pelos colegas vereadores oposicionistas e foi firme em seus argumentos. Sempre fui, e continuo contra este acordo, e falo em nome dos colegas vereadores, afinal, as comissões foram pré-formadas sem o cumprimento da Lei. Queremos transparência nas ações Públicas Municipais, disse Iranildes.

No exato momento em que colhíamos informações à respeito desta reunião, a vereadora Iranildes Braga recebeu uma ligação do advogado, Dr. Tony Farias, que deu-lhe boas notícias sobre do parecer favorável do Meritíssimo Juiz, Dr. Max Paulo Soares de Alcântara, ao PMDB, com relação à formação destas comissões.
Este parecer anula a seção do dia 25/02/2013, que criou as Comissões Parlamentares e obriga a Câmara Municipal, a criar novas comissões, com observância aos requisitos exigidos por lei.
Ainda de acordo com este parecer, caso haja um descumprimento desta medida, o Meritíssimo Juiz, Dr. Max Paulo Soares de Alcântara, arbitra uma multa pessoal ao presidente da Câmara Municipal, Sr. Roberto Silva Oliveira (Roberto da Coroa), no valor de R$ 20.000,00 (vinte mil reais).
A justiça brasileira tem seus trabalhos, por algumas vezes, demorados, por depender de prazos, mas não falha na aplicação das leis, por isso acreditamos e confiamos na mesma, e resolvemos esperar. Disseram os vereadores da base oposicionista, que comemoraram a decisão.

Trecho do parecer da justiça, favorável ao PMDB
 
 
Fotos: Régis Silva
Redator: Régis Silva



segunda-feira, 17 de junho de 2013

BURITI DOS LOPES-PI

Vereadoras visitam fórum e dão boas vindas ao novo juiz da comarca.

As vereadoras da base oposicionista do município de Buriti dos Lopes-PI, Iranildes Braga e Jaqueline Brito, estiveram na manhã de hoje (17/06/2013), no fórum da cidade, fazendo uma visita  receptiva, para dar boas vindas ao novo Juiz, Dr. Max Paulo Soares de Alcântara, responsável pela Comarca de Buriti. Além das boas vindas, as vereadoras pediram para que o Meritíssimo  Juiz, sensibilize-se com algumas questões municipais, como é o caso da liminar impetrada pelo PMDB, que tramita na Comarca a mais de 120 dias, e trata da denominação da Comissão Parlamentar, nas questões de Justiça e Redação, Saúde e Meio Ambiente, Finanças e Orçamento, Obras e Serviços Públicos.
De acordo com declarações das Vereadoras Iranildes Braga e Jaqueline Brito, em entrevista a este portal, o atual prefeito e a base governista, já monopolizaram a Saúde, a Educação e outras Secretarias, e agora tentam monopolizar a Câmara Municipal, com a criação de uma Comissão Parlamentar, sem os devidos trâmites legais que regem o município de Buriti dos Lopes-PI.
Esta Comissão é responsável pela análise técnica dos projetos. Nós não queremos que o nosso município fique prejudicado por conta de algumas questões, sejam elas de caráter judicial ou não, a final, a LDO (Lei de Diretrizes Orçamentária), tem de ser vota até o fim deste mês, nós queremos sim, que tudo seja feito com transparência e dentro do Regimento Interno da casa e da Lei Orgânica do Município. Explicaram as vereadoras.
 
Por Régis Silva

sábado, 15 de junho de 2013

MAIS UM ATO DE VIOLÊNCIA EM BURITI DOS LOPES.

O carpinteiro Domingos da Pascoa da Silva filho (23), residente no bairro Macambira, foi agredido na tarde de hoje (15/03/2013), por volta das 17:30, em frente ao comercio do Sr. Zé Louro, com uma facada no peito, em mais um ato de violência em nossa cidade. 
A vítima foi encaminhada ao HEDA (Hospital Estadual Dirceu Arcoverde), na cidade de Parnaíba, onde passou por cirurgia. Seu quadro clínico é estável.
O agressor está foragido e foi identificado apenas por Biriti.
 
Foto: Yuri Gomes
Por: Régis Silva

sexta-feira, 14 de junho de 2013

NEPOTISMO CARAÚBAS

Indignação, revolta e nojo.

Este é o sentimento de boa parte da população de Caraúbas do Piauí. Como se não bastasse ter a irmã como vice-prefeita, a esposa, três irmãos, um genro, um sobrinho, e a sogra da filha como secretários, o prefeito Manoel Pacheco Neto, em mais um gesto de provocação e deboche, demonstrando um "tô nem ai para a justiça e o povo", nomeou para o cargo de Secretária Municipal, sua filha, Ana Paula Sampaio Pacheco. Vale lembrar que esta "era" a única secretaria, não ocupada por membros de sua família, todos ocupando cargos estratégicos, como secretários de transportes, agricultura, finanças, infraestrutura, saúde, chefia de gabinete e agora a Secretaria de Educação.
Estamos lançando a campanha "SALVEM CARAÚBAS". Pedimos ajuda. Alô Ministério Público, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas, esperamos que se pronunciem sobre o NEPOTISMO em Caraúbas.
Há poucos dias, o prefeito Manoel Pacheco, teve suas contas referente ao ano de 2010, reprovadas pelo TCE, e foi aceito denuncia, pelo Tribunal Regional Federal, por desvio de recursos da educação. Recentemente, foi divulgado por diversos portais, um contrato entre a Prefeitura de Caraúbas e um escritório de renomados advogados de Teresina, pela quantia mensal de R$ 10.500,00 (dez mil e quinhentos reais), sendo que o município de Caraúbas, não tem demanda judicial, para justificar este contrato, e sim, o Sr. Manoel Pacheco Neto, que responde a alguns processos.
Para mostrar como anda nosso município, semana passada, aconteceu uma paralisação dos professores municipais, reivindicando pagamento de férias, gratificação de deslocamento para escolas de difícil acesso e uma melhor estrutura para as escolas da rede municipal, onde no colégio da sede, segundo uma professora, faltam ventiladores.
Para algumas pessoas, quando um prefeito é reeleito, e demonstra força política, é por que ele fez um grande trabalho e acaba sendo "endeusado" por alguns. Mas como um município, que não oferece trabalho, muito menos geração de renda para seus habitantes, onde a grande maioria desses habitantes é analfabeta e as pessoas vivem em condições precárias, podem votar livres e conscientes?
Gostaria muito de mostrar a cara, assinar esta matéria, porém, sou funcionária pública efetiva, tenho outros familiares empregados, e infelizmente, tenho medo de perseguições.
CHEGA DE NEPOTISMO. SOCORRO! SOCORRO!
 
Relação de cargos dos parentes do prefeito em Caraúbas.
Prefeito: Manoel Pacheco Neto
Vice-prefeito: Luzia Ramos de Sousa (irmã do prefeito)
Sec. de Assistência Social: Antônia Sampaio Pacheco (esposa do prefeito)
Sec. Saúde: Simone Ramos de Sousa (irmã do prefeito)
Sec. de Infraestrutura: Paulo Roberto de Sousa (irmão do prefeito)
Sec. de Finanças: Emília Ramos de Sousa (irmã do prefeito)
Sec. de Educação: Ana Paula Sampaio Pacheco (filha do prefeito)
Sec. de Transporte (Emanoel Pacheco Neto (filho do prefeito)
Sec. de Agricultura: Vagner Portela Miranda (Genro do prefeito)
Chefe de Gabinete: Vitor Sousa (sobrinho do prefeito)
 
Texto enviado por uma internauta seguidora do Portal Alerta Buriti.
Postado por: Régis Silva (Alerta Buriti)



SEJA BEM-VINDO!

Bem-vindo sejas tu, professor de português! Socorra a Secretaria Municipal de Educação de Buriti dos Lopes-PI.

Escrever com letras garrafais palavras com erros crasso de português em uma escola é inaceitável.
Não sou nenhum crítico da língua portuguesa, afinal, nosso idioma sofreu várias influências à época da colonização, além de ter uma mistura de diversos dialetos nativos, o que o torna, de certa forma, complexo, mas erros grotescos, como este encontrado em uma escola da zona rural de Buriti dos Lopes, é no mínimo, constrangedor para nosso município.
A reforma ortográfica, em vigor desde Janeiro de 2009, não sofreu alteração na expressão "bem-vindo", que continua com sua escrita hifenizada.
Tal fato é uma tristeza. Por favor, acrescentem o hífen. É muito fácil. Difícil é ensinar para as crianças desta escola a grafia correta desta palavra quando a própria escola estampa em sua parede erro desta natureza.
 
Fotos e parte do texto são de colaboradores
Redação final: Régis Silva

quinta-feira, 13 de junho de 2013


CAXINGÓ: Prefeita Rita Sobrinho não prestou contas à Justiça Eleitoral e pode ter o diploma cassado.
 
A prefeita do Caxingó Rita Sobrinho , não prestou conta com a Justiça eleitoral sobre os gastos da campanha de 2012.
Rita Sobrinho não entregou os balancetes no Cartório eleitoral, nem a 1° e nem a 2° Parcial, além da prestação de contas Final.
Os dados da situação irregular da prefeita Rita Sobrinho estão disponíveis no site do TSE. A  situação de Rita Sobrinho deve ficar melindrosa, já que a irregularidade abre precedente à candidata Hermenegilda Menezes(Mené) e ao Ministério público para requerem a cassação do
diploma da prefeita Rita Sobrinho.
Os dados da irregularidade estão no site: 
 
 
 
Por: Alerta Buriti

Parente da prefeita Rita Sobrinho acumula cargos em várias prefeituras da Região Norte.

Blogueiro Frank Cardoso
O blogueiro Francisco das Chagas da Silva Cardoso, mais conhecido como Frank Cardoso, este, sobrinho da prefeita Rita Sobrinho, acumula cargos na prefeitura de Caxingó  no Departamento de promoções e Eventos Culturais, como também na prefeitura de Buriti dos Lopes, na função de Diretor de Comunicação.
Segundo opositores da prefeita Rita Sobrinho, a nomeação de Frank Cardoso nas prefeituras de Caxingó e Buriti dos Lopes ferem princípios da Constituição. Afinal, “ninguém pode assoviar e chupar cana ao mesmo tempo”.

 


Fonte: Portal Caxingó Alerta. (portalcaxingoalerta.blogspot.com)
Postado por: Alerta Buriti.
 

quarta-feira, 12 de junho de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA.

Cocal realiza audiência pública sobre construção da barragem algodões. 

Foi realizado ontem, terça-feira (11), na cidade de Cocal da Estação - PI, uma audiência pública de Licenciamento Ambiental, com o objetivo de discutir os impactos referentes à construção da barragem Nova Algodões.

 
O evento reuniu autoridades estaduais, municipais, poder judiciário e vítimas da tragédia algodões, ocorrida no ano de 2009, e que devastou toda região do rio Pirangai, mais precisamente nas cidades de Cocal, Bom Princípio e Buriti.
 
A audiência foi presidida pelo Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) Sr. Dálton Macambira, e contou com a presença de autoridades como Prefeito de Cocal da Estação, Rubens Vieira (PSDB),  Deputado Estadual Marden Meneses, Representante do poder judiciário de Cocal, Dr. Francisco Túlio, Diretor do IDEPI (Instituto de Desenvolvimento do Piauí), Elizeu Aguiar, representantes da SEMAR, representantes e membros das Associações de Trabalhadores Rurais, Corpo de Bombeiro, representado pelo Cel. Ramos Filho e outros, que discutiram por várias horas, a avaliação do projeto.
 
A cidade de Buriti dos Lopes esteve presente através do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da cidade, na ocasião representado pelo Sr. Antônio Marcos, Coordenador Municipal de Jovens Trabalhadores Rurais, e pelo Sr. Elias Carvalho, Secretário de Políticas Agrícola do Sindicato. O mesmo defendeu a construção da barragem Nova Algodões e, falou sobre a importância das indenizações para as famílias vítimas da tragédia algodões I, para que as mesmas possam recomeçar, de forma digna, suas vidas.
 
 
Autoridades especializadas em construção, expuseram os parâmetros técnicos e estruturais com relação a construção da nova barragem, através de relatórios técnicos sobre o impacto ambiental, dentro de uma visão positiva e negativa. O Secretário Estadual do SEMAR, Dálton Macambira, lembrou que a licença para a construção será emitida, apenas, após uma avaliação mais detalhada do estudo ambiental, já realizado naquela área.
Estudos previamente realizados mostraram que era inviável a recuperação da antiga barragem, dai então, a necessidade da construção de uma nova, que será erguida com as mais modernas técnicas de engenharia e construção, através de um sistema de compactação de concreto com rolos. Os recursos serão oriundos do Programa do Governo Federal PAC (programa de Aceleração e Crescimento), e será construída a cerca de 1km abaixo da antiga barragem e terá capacidade para armazenar 50 milhões de metros cúbicos de água, com uma vazão de 1.000 metros cúbicos por segundo.
 
Além do tema referente à construção da Nova Algodões, um outro assunto foi debatido por autoridades e pelas famílias presentes naquela reunião, como a questão das perdas de vidas e dos bens materiais.
 
Nossa equipe de reportagem esteve na cidade de Cocal fazendo a cobertura deste evento e, um fato nos chamou a atenção. Apesar de nossa cidade não ter tido vítimas, teve uma perda material irreparável até hoje, mesmo assim, nenhuma autoridade do poder municipal da nova administração, compareceu a este ato público, para reivindicar, para defender, para pedir e zelar pelos direitos do povo da nossa terra.  
 

Fotos e redação: Régis Silva





terça-feira, 11 de junho de 2013

LIMPEZA PÚBLICA. 

Moradores pagam para terem a frente de suas residências capinadas.


Quando se trata de limpeza pública, a cidade de Buriti dos Lopes, nos mais de 160 dias da nova administração, cerca de seis meses, continua um verdadeiro abandono.
Por várias vezes fizemos matérias em nosso antigo portal, Buriti Alerta, sobre a limpeza da nossa cidade e, dentre as ruas fotografadas e publicadas em nossas matérias, uma delas foi a Avenida Brasil.
Um de nossos seguidores nos enviou fotos desta mesma avenida, onde mostra que os moradores têm de pagar pessoas para terem a frente de suas residências capinadas. Esta atitude por parte dos moradores, tem se tornado corriqueiras em Buriti. Mais paralelo a este fato, existe um veículo contratado pela prefeitura que está fazendo coleta de árvores podadas em residências particulares, e com a utilização de funcionários do município. O que seria louvável, se este serviço atendesse toda a população, o que parece não ser o caso, afinal encontramos entulhos espalhados por diversos pontos da cidade.
Devemos lembrar que a Avenida Brasil, é uma das ruas mais prejudicadas pela falta de limpeza pública, apesar de nesta avenida, morarem um vereador da base governista e um secretário municipal de Buriti.
Lembramos, também, que o atual contrato de limpeza pública, divulgado no Diário Oficial dos Municípios, é de R$ 1.011.876,00 (Um milhão onze mil e oitocentos e setenta e seis reais), para ser gasto em nove meses do ano de 2013, já que os três primeiros meses deste ano foram de estado de emergência.
 
Fotos de populares.
Por Régis Silva

População têm de pagar pela capina do calçamento em frente às suas residências
Veja a situação desta avenida. Impossível sair de casa sem sujar os pés...
Coleta de poda de árvore de residência particular. Serviço que não está atendendo toda população...