sábado, 30 de agosto de 2014

ELEIÇÕES 2014

Pesquisa realizada em Buriti dos Lopes aponta crescimento de Zé Filho

O 180 Graus divulgou na manhã deste sábado (30), uma pesquisa eleitoral realizada na cidade de Buriti dos Lopes para os candidatos ao governo do estado, senador, presidente, deputado federal e estadual. Os dados são do Instituto Credibilidade, que ouviu 412 eleitores entre os dias 27 e 28 de agosto.
Para governo do Estado, o candidato Wellington Dias (PT) aparece com 41,50% das intensões de voto, seguido por Zé Filho (PMDB), que cresceu nas pesquisas e aparece com 35,68%. O candidato Mão Santa (PSC) aparece com 5,58% do eleitorado entrevistado.
Os candidatos do (PSTU), Daniel Solon e Maklandel Aquino (PSOL) têm 0,49% cada um, Neto Sambaíba 0,24% e a candidata Lourdes Melo (PCO) não pontuou. 14,32% dos entrevistados não sabe ou não opnou sobre a preferência de voto, e 1,70% respondeu que votaria, nenhum/branco/nulo.
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número de protocolo PI 00100/2014 e tem margem de erro de 4,76%. O nível de confiança é de 95%. 

PESQUISA PARA SENADOR

Na disputa para o Senado Federal, o ex-governador Wilson Martins (PSB) aparece na frente com 48,30%, enquanto Elmano Ferrer (PTB) tem 21,36% dos votos. Professor Claudionor (PPL) tem a preferência de 0,73%, Aldir Nunes (PCB) 0,49%, Geraldo Carvalho (PSTU) e Gustavo Henriquye (PSC) não pontuaram no levantamento.

PESQUISA PARA PRESIDENTE

Na pesquisa estimulada para presidente da República, 74,76% do eleitorado buritiense afirmou que votaria em Dilma Rousseff (PT), enquanto que 8,01% dos entrevistados, votariam na Marina Silva (PSB) e 5,10%, em Aécio Neves (PSDB). 

PESQUISA PARA DEPUTADO ESTADUAL

De forma espontânea, o Instituto Credibilidade questionou sobre a preferência do eleitorado nas intenções de voto para deputado Estadual. A mais citada foi Juliana Moraes Souza, mencionada por 13,59% dos entrevistados. 2,18% disseram que votariam em Robert Rios, 1,46% que votariam em Themístocles Filho, e também 1,46%, votariam em Ismar Marques.

PESQUISA PARA DEPUTADO FEDERAL

Na consulta feita aos buritienses para deputado Federal, na frente aparece Iracema Portella, com 8,50% das intenções de voto. 3,16% votariam em Júlio César, e Rodrigo Martins, Átila Lira e Robert Rios, têm a preferência de 0,73% do eleitorado.
Fonte 180 Graus
Por Portal Alerta Buriti

NOVA IORQUE

Alguns moradores estão sem acesso a água própria para consumo

Algumas famílias de moradores da localidade Nova Iorque, zona rural de Buriti dos Lopes, estão sem água própria para o consumo humano. As atividades corriqueiras destes moradores estão sendo realizadas, com dificuldade, graças a um poço cacimbão. Mesmo assim, a água é imprópria para o consumo das pessoas, que por sinal, já encontram vários bichos dentro daquele poço. Nossa câmera fotografou um frango que havia caído no poço no dia em que visitamos aquela comunidade.
Questionados por nossa equipe de reportagem, alguns moradores responderam: "Talvez por sermos moradores de um adversário político do atual administrador de Buriti dos Lopes, é que, alguns funcionários contratados da prefeitura, tenham vindo e cortado o nosso fornecimento d'água. Graças a este poço, temos água para nosso consumo diário, mesmo assim, algumas tarefas como as da casa de farinha, ficam mais trabalhosas, sem contar que a água do poço não é própria para o consumo de nossa família".
Esperamos que após esta matéria, os responsáveis possam tomar as devidas providências com relação a água daqueles moradores, a final, água é o bem mais precioso para a vida.
Moradores transportam água em carroças.
 Até um galo foi encontrado dentro do poço cacimbão.
 Morador mostra o cano serrado e o corte do fornecimento de sua água.
 Casa de farinha com suas atividades parada.
Edição e fotos: Portal Alerta Buriti

sexta-feira, 29 de agosto de 2014

AGESPISA

Irregularidades serão debatidas em audiência pelo MP-PI

O Ministério Público Estadual realizará nesta sexta-feira (29), às 9 horas, no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, audiência pública afim de tratar da situação jurídica da Agespisa.
Segundo estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas em Junho de 2013, a Agespisa atual em 165 municípios, sendo que em 98 a operação da Agência é irregular, pois não há contrato de concessão. Além disso, em 2005 foi constituído o Consórcio Regional de Saneamento do Sul do Piauí (Coresa), que deveria substituir a Agespisa em 36 municípios piauienses. "Porem, o Coresa existe apenas formalmente e, a Agespisa, continua a operar nestes municípios do Sul do Estado", informa o Promotor de Justiça Fernando Santos, que coordenará a audiência pública.  
Foram convidados para participar da audiência, representantes da Agespisa, Coresa, Associação Piauiense de Municípios (APPM), Secretaria Estadual de Planejamento, presidente da Agência Municipal de Regulação de Públicos de Teresina (ARSETE), Procuradoria Geral do Estado, Sindicato dos Trabalhadores em Educação Básica Pública do Piauí (SINTEPI, Sindicato dos Engenheiros do Piauí, além dos prefeitos municipais. 
Fonte: 180 Graus
Portal Alerta Buriti

BURITI DOS LOPES

Dupla é presa após arrombamento na residência do subgerente do Banco do Brasil

O Grupamento da Polícia Militar da cidade de Buriti dos Lopes, sob o comando do sargento J. Arimateia, prendeu na manhã da última quinta-feira (28), os nacionais Francisco Junior Silva e Geovane Alves de Paiva, vulgo "Racha Pedal". Os dois são acusados de arrombar e furtar, na madrugada de quinta-feira, a residência do subgerente do Banco do Brasil da cidade. Os acusados conseguiram levar um cofre com cerca de 300 reais.
A dupla de meliantes foi encaminhada à Central de Flagrantes de Parnaíba por volta das 21 horas, onde seriam autuados por furto qualificado, pelo delegado Rodrigo Mello.
Fonte: Portal do Catita
Por Portal Alerta Buriti

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

ANIVERSARIANTE

Parabéns ao amigo Domingos Carvalho

Quem está aniversariando e soprando mais uma velinha na data de hoje (28) é o grande amigo e buritiense, Domingos Carvalho, popularmente conhecido como "Louro".
Residindo e trabalhando há vários anos na grande São Paulo, sempre que pode, Domingos visita sua família e amigos na velha e querida Buriti dos Lopes.
Pela data de hoje, nós que fazemos o Portal Alerta Buriti, seus amigos, seu irmão Romácio Carvalho e toda sua família desejam-lhe um feliz aniversário e que esta data se prolongue por muitas e muitas outras.
Parabéns!
Portal Alerta Buriti

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

BONDE DO ESTOURADO

Dia 19 de setembro na localidade Pau D'água

Atenção forrozeiros de plantão!
Vem ai, Bonde do Estourado!
Dia 19 de setembro a partir das 22 horas no JN Club da localidade Pau D'água, município de Murici dos Portelas, grande festa com a banda Bonde do Estourado, a banda sensação do momento.
Você de Pau D'água, Tucuns, Murici dos Portelas e demais regiões vizinhas são nossos convidados especiais.
Realização: Zé Antonio
Portal Alerta Buriti

sábado, 23 de agosto de 2014

COCAL: Cilista é encontrado morto na PI 213

Por vota das 04 horas da manhã deste sábado (23), o corpo de Antonio de Brito (62), foi encontrado ao lado de uma bicicleta nas margens da PI 213, que liga a cidade de Cocal-PI a Viçosa-CE. 
A Polícia Militar foi acionada ao local e de acordo com o Sargento P. Oliveira, acredita-se que a vítima tenha sido colhida por uma moto  Honda CBX 250cc Twister, de cor azul, encontrada abandonada às margens da PI, cerca de 2 km do local do acidente. O condutor do veículo não foi encontrado, mas a PM investiga o caso.
Familiares da vítima aguardavam a chegada do IML de Parnaíba para a remoção e perícia do corpo.


Fonte e fotos: Blog do Coveiro
Por Portal Alerta Buriti

sexta-feira, 22 de agosto de 2014

B. LOPES: Reunião e apoio a Iracema Portella

Dezenas de pessoas recepcionaram a deputada na residência da ex-prefeita Ivana Fortes

Em visita à cidade de Buriti dos Lopes, a deputada federal Iracema Portella (PP), participou de uma reunião realizada na noite de ontem (21) na residência da ex-prefeita de Buriti dos Lopes, Ivana Fortes. Dezenas de pessoas, entre elas, várias lideranças políticas da cidade e da região estiveram presentes à reunião e declararam apoio total a sua candidatura. Iracema Portella chegou com sua comitiva, acompanhada da filha da ex-prefeita de Buriti dos Lopes, Dra. Lívia Fortes.
Durante seu discurso, a deputada Iracema falou de temas como: Combate às drogas e do papel importante da mulher na sociedade e na política, além de agradecer pelo apoio que recebeu de todos. Mesmo com o tempo corrido, a parlamentar foi simpática, atenciosa e tirou fotos com várias pessoas.
Após a reunião em Buriti dos Lopes, Iracema Portella visitou o povoado de Barra do Longá, onde foi recepcionada pelo ex-vereador Olavo e sua filha, a suplente de vereador Taina Azevedo, além de muitos simpatizantes que declararam apoio à parlamentar.
As visitas fazem parte da agenda política da deputada Iracema Portella por várias cidades do estado do Piauí.
A deputada prosseguira com sua agenda política e visitará, hoje (22), as cidades de Parnaíba e Luiz Correia, amanhã (23), Iracema Portella visitará a cidade de União e, no domingo (24), visitará a cidade de Parnaguá. 





Edição e fotos: Régis Silva/Portal Alerta Buriti

quarta-feira, 20 de agosto de 2014

AGENDA POLÍTICA

Deputada Federal Iracema Portella visitará B. Lopes nesta quinta-feira (21)

A deputada federal e candidata à reeleição, Iracema Portella (PP), está com uma visita agendada para a cidade de Buriti dos Lopes nesta quinta-feira (21).
De acordo com informações colhidas por nossa equipe de reportagem, uma reunião está marcada para as 189:30 horas desta quinta-feira, na residência da ex-prefeita de Buriti dos Lopes, Ivana Fortes. Dezenas de pessoas, entre elas, várias lideranças políticas da cidade e da região irão recepcioná-la.
A reunião faz parte da agenda de visitas política da deputada Iracema Portella pelas várias cidades do Piauí que têm declarado apoio à sua candidatura. 
Após a reunião na cidade de Buriti dos Lopes, a deputada Iracema seguirá em comitiva até o povoado de Barra do Longá, onde será recepcionada pelo ex-vereador Olavo da Barra, por populares e pela suplente de vereador, Taina Azevedo.
Edição: Portal Alerta Buriti

ELEIÇÕES 2014

Zé Filho Cresce 12% e Wellington Dias cai 9%

A TV Antena 10 divulgou na última terça-feira (18), uma pesquisa realizada em 53 municípios do estado do Piauí pelo Instituto Credibilidade. A pesquisa, realizada entre os dias 13 e 15 de agosto, traz novos números sobre as intenções de voto nas eleições de 2014 para os candidatos ao cargo de governador, senador, deputado federal e estadual.
Os números apresentados pelo Instituto Credibilidade e comparados com outras três pesquisas realizadas e divulgadas pelos Institutos Amostragem, Vox Populi e Ibobe, nos últimos 20 dias, mostra um crescimento do candidato Zé Filho (PMDB), com relação aos seus principais adversários. 
O governador e candidato a reeleição Zé Filho (PMDB), cresceu 12%, enquanto o senador Wellington Dias (PT), caiu 9% e o ex-senador Mão Santa (PSC), teve uma queda de 4 pontos percentuais.
Os dados apresentados aqui, foram registrados antes do início do horário político eleitoral reservado aos candidatos, que teve início na última quarta-feira (19), na cadeia de rádio e televisão, ou seja, o crescimento do candidato Zé Filho até este momento, segundo alguns especialistas, se deve apenas por suas andanças pelo interior do Piauí, sem a interferência da campanha eletrônica em si.

ESTIMULADA PARA SENADOR

Na disputa por uma das cadeiras do Senado Federal, Wilson Martins (PSB) aparece com 44%  das intenções de voto, contra 27% do seu principal concorrente, o ex-prefeito de Teresina Elmano Férrer (PTB).

ESTIMULADA PARA DEPUTADA FEDERAL

A disputa para os cargos proporcionais aponta, para deputado federal, em primeiro lugar o candidato a reeleição Átila Lira (PSB), com 4,31% das intenções de voto, seguido por Silas Freire (PR) 2,25%, Iracema Portela (PP) com 2,25% e Rejane Dias (PT), com 2,15%.

ESTIMULADA PARA DEPUTADO ESTADUAL

Já na disputa por uma cadeira na Assembléia Legislativa, segue na frente o candidato Wilson Brandão (PSB), com 2,34%, seguido pelo deputado Themístocles Filho (PMDB), com 1,69%; Joel Rodrigues (PTB), 1,59%; Juliana Moraes Sousa (PMDB) e Antonio Félix, ambos com 1,50%.
REGISTRO DA PESQUISA
Fonte: 180 Graus
Por Portal Alerta Buriti