sexta-feira, 9 de setembro de 2016

EDUCAÇÃO

AVALIAÇÃO: Ensino Médio e anos finais do fundamental ficam abaixo da meta do Ideb

MEC divulgou resultado da avaliação que ocorre a cada dois anos. O Índice considera resultados em provas de desempenho e rendimento escolar

Num país que prima pela excelência educacional, os anos finais do ciclo escolar são, portanto, uma consolidação dos conhecimentos acumulados ao longo de um trajeto. Ou seja, preparam os estudantes para se tornarem pessoas pensante, produtivas, inovadoras. Sendo assim, ofertar um bom ensino médio é, sem dúvidas, crucial para ladrilhar o caminho dos jovens, seja para a vida acadêmica ou qualquer ofício que lhe direcione para a vida. Isso do ponto de vista ideal. A realidade no Brasil é muito mais árida, como mostra o novo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2015, divulgado na última quinta-feira (08). O levantamento aponta que o ensino médio segue estagnado na média das escolas do país com índice 3,7 e não atingiu a meta de 4,3. O patamar se mantém desde a avaliação realizada em 2011.
Do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, chamado de ensino fundamental 1, o Brasil alcançou Ideb de 5,5 e bateu a meta que era 5,2. Entretanto, no ensino fundamental 2, que compreende do sexto ao nono ano, o Brasil mais uma vez não cumpriu a meta nacional que era de 4,7, ficando com Ideb de 4,5.
O Ideb é um indicador geral da educação nas redes privada e pública, uma espécie de nota. Para chegar ao índice, o MEC calcula a relação entre rendimento escolar (taxas de aprovação, reprovação e abandono) e desempenho em português e matemática na Prova Brasil, aplicada para crianças do 5º e 9º ano do fundamental e do 3º ano do ensino médio.
O índice é divulgado a cada dois anos e tem metas projetadas até 2021, quando a expectativa para os anos iniciais da rede estadual é de uma nota 6,0. Assim, para que o Ideb de uma escola ou rede cresça é preciso que o aluno aprenda, não repita o ano e frequente as aulas.
 
 (A parte de verde são as metas atingidas)
Informações: Veja.com/G1
Por Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: