terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

POLÍCIA

PARNAÍBA/PI: Tentativa de assalto termina com um bandido morto e outro baleado

Por volta das 20 horas desta última segunda- feira (27), dois homens foram atingidos por tiros. Um deles morreu no local e outro com tiro no tórax; teve que ser levado ao hospital.
O fato ocorreu no conjunto Betânia 1. Q. C; quando os dois tentaram assaltar um homem que permitiu a ação e em seguida teria alvejado os dois elementos que andavam em uma moto “Pop 100” cor branca, sem placa.
“Estávamos na porta de casa com amigos, quando ouvimos pelo menos três tiros e corremos para dentro de casa e vimos dois homens correndo e sangrando” Disse uma mulher que preferiu não se identificar.
Os dois residem no conjunto João XXIII em Parnaíba (PI). A Polícia Militar preserva o local para perícia criminal e aguarda o IML (Instituto Médico Legal) para remoção do corpo.
Fonte: Folha de Parnaíba
Por Portal Alerta Buriti

domingo, 26 de fevereiro de 2017

POLÍCIA

PIAUÍ: 'Gêmeos do crime' e mais 24 presos fogem da penitenciária Irmão Guido

Alan e Alex estavam juntos na mesma cela; um deles já foi recapturado pela Polícia Militar

O Sindicato dos Agentes Penitenciários do Piauí informou que 26 presos conseguiram fugir na manhã deste sábado (25) da Penitenciária Irmão Guido, localizada na zona Sul de Teresina. Entre os presos estão os irmãos Alan e Alex, conhecidos como “Gêmeos do Crime”, considerados de alta periculosidade.
Os presos fugiram por um túnel cavado na cela 16 do Pavilhão C do presídio. Os gêmeos estavam juntos na cela 11 da unidade. Após terem acesso à área externa da unidade, conseguiram fazer um buraco no muro, tendo êxito na fuga.
Segundo a Secretaria de Justiça, Alan já foi recapturado. Outros dois detentos também já foram encontrados pela Polícia Militar, que com a ajuda de agentes realizam buscas na região.
Fonte: 180 Graus
Por Portal Alerta Buriti

ACIDENTE

PIAUÍ: Carro capota após colisão na PI-113

O acidente aconteceu no trecho entre as cidades de Barras e Cabeceiras

Um acidente envolvendo uma caminhonete D-20 e um Fiat Uno foi registrado na manhã do último sábado (25), na PI-113, trecho entre os municípios de Cabeceiras e Barras. O Grupo de Apoio Voluntário (GAV) foi acionado para socorrer as vítimas.
De acordo com informações, a colisão foi lateral e, com o impacto, o Fiat acabou capotando. Apesar da gravidade do acidente, todas as vítimas foram socorridas com vida.
Fonte: Piauí Agora
Por Portal Alerta Buriti

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

POLÍCIA

MARANHÃO: Polícia Civil investiga atentado à casa da prefeita de Água Doce

Por determinação do secretário de estado da segurança do Maranhão, uma equipe de peritos da polícia civil estão em Água Doce fazendo um levantamento técnico do atentado à casa da prefeita Thalita Dias (PMDB), ocorrido na madrugada da última terça-feira (21), onde foi alvejada com vários disparos de arma de fogo.
A ocorrência está sendo investigada minuciosamente pela polícia civil daquele estado. A cúpula da segurança pública pediu empenho nas investigações.
O grupamento militar de Água Doce do Maranhão se reuniu com a equipe da polícia civil para tratar da investigação em andamento.
Fonte: Portal do Catita
Por Portal Alerta Buriti

EDUCAÇÃO

VALORIZAÇÃO: Professores do Maranhão receberão o maior salário do país após reajuste

Na contramão dos demais estados brasileiros e mesmo com a crise econômica que assola o país, o Governo do Maranhão concedeu recomposição salarial de 8% sobre a remuneração de todos os educadores do Subgrupo do Magistério da Educação Básica, em todas as referências da carreira. Com o aumento, os professores maranhenses receberão, a partir de maio, o maior salário do país na área da educação.
A primeira etapa do benefício será paga já nesta sexta-feira (24/02), junto com pagamento dos servidores públicos estaduais, e a segunda parcela no mês de maio.
Hoje o Maranhão paga a segunda maior remuneração do País para professor de 40 horas, com licenciatura plena. A partir de maio, será o primeiro da lista entre os estados brasileiros, com o maior salário docente da federação – R$ 5.384,26 pagos ao professor em início de carreira, ultrapassando o Distrito Federal. O impacto financeiro será de R$ 132 milhões/ano na folha de pagamento.
Fonte: ASCOM/GEMA/Via 180 Graus
Por Portal Alerta Buriti

GERAL

PIAUÍ: 'Gêmeos do crime' gravam vídeo dentro do presídio e fazem ameaças

Um vídeo gravado dentro da Penitenciária Irmão Guido mostra os gêmeos Alan e Alex, conhecidos como 'Gêmeos do crime' em um momento de descontração.
"E aí ladrão, como é que é? Vai morrer, safado. Olha o Mateuzinho ali, dá um salve nele aí, Mateus. Ele está boladão daquele preço, tá ligado? Dá um alô pra ele", diz um deles.
No vídeo os gêmeos falavam pelo WhatsApp com outro presidiário, que foi preso sob a suspeita de ter participado de assaltos a banco.
Os gêmeos também são suspeitos de comandarem uma quadrilha que assaltos que foi alvo da operação 'Tsunami', deflagrada nesta quarta-feira (22/02).
Fonte: 180 Graus
Por Portal Alerta Buriti

quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

POLÍCIA/CIDADES

OEIRAS/PI: Operação 'Mercador' prende 5 pessoas e apreende 20 Kg de drogas

A Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia da cidade de Oeiras, deflagrou nesta quinta-feira (23) uma operação denominada 'Mercador', dando cumprimento a 15 mandados de busca e oito mandados de prisão visando combater o tráfico de drogas e crimes relacionados naquela região. 
Cerca de 60 policiais estão envolvidos na ação, entre policiais civis e militares.
Até o momento, cinco pessoas foram presas e 20 kg de drogas foram apreendidos.
Desde o início do ano por determinação do Secretário de Segurança Fábio Abreu, a Polícia Civil vem realizando ações de grande porte em todo Piauí e mais de 40 pessoas já foram presas nos últimos dias durante as operações policiais realizadas nas cidades de José de Freitas, Campo Maior, Picos, Joaquim Pires e Parnaíba, visando apreensão de Drogas, armas, e o cumprimento de mandados de prisão antes do Carnaval.
Fonte: Meio Norte
Por Portal Alerta Buriti

POLÍCIA

PIAUÍ: Polícia Civil deflagra operação 'Tsunami' em Parnaíba e Teresina

Nas primeiras horas da manhã da última quarta-feira (22), a Polícia Civil do Piauí, por meio da Delegacia Regional de Parnaíba, Grupo de Repressão ao Crime Organizado (GRECO) e Núcleo de Inteligência da SSP-PI (Núcleo de Parnaíba), com o apoio da Delegacia de Piracuruca, deflagrou a Operação Tsunami nas cidades de Parnaíba e Teresina.
As diligências iniciaram há cerca de dois anos, e ação tem como foco principal desbaratar uma organização criminosa voltada a realização de assaltos a residências de empresários, médicos, comerciantes e empresas.
Até o momento, dez pessoas foram presas, eles foram identificados como: Cristiano, Francisco, Marllon Sheldon, Jailson Capital, Cassio, Tárcia, Fabiano, Roberta, Eudismar (professor) e Lilian (esposa de Eudismar).  Alguns dos indivíduos estão envolvidos ainda em crimes de estouros de caixas eletrônicos ocorridos na cidade de Luís Correia.
De acordo com informações da delegada Maria de Jesus, estão sendo apreendidos diversos materiais junto com os presos. “Alguns foram capturados na avenida Padre Raimundo José Vieira. Localizamos uma arma de fogo e uma balança de precisão”, declarou.
As investigações na região norte do Estado iniciaram através dos investigadores da Delegacia Regional de Parnaíba, juntamente com o Núcleo de Inteligência desta cidade, sendo realizados e produzidos diversos levantamentos dando conta que dois homens conhecidos por “Gêmeos” (Alan e Alex), atualmente reclusos na Penitenciária Irmão Guido-Teresina, vinham comandando a organização criminosa de dentro do estabelecimento prisional e se articulando com outros criminosos de Parnaíba e Teresina para a realização de assaltos no litoral.
Em relação ao GRECO, suas investigações visaram reprimir o arrombamento dos caixas eletrônicos ocorridos recentemente na cidade de Luís Correia, e em decorrência destas já foram cumpridos 12 mandados de prisão, sendo os 05 restantes cumpridos na presente data.
Pela  coincidência entre alguns dos alvos investigados surgiu a necessidade de deflagrar a operação em conjunto e simultaneamente nas cidades de Parnaíba e Teresina para não prejudicar a eficácia das medidas.
Estão sendo cumpridos nas duas cidades o total de 13 mandados de busca e apreensão e 18 mandados de prisão.
Fonte: Meio Norte
Por Portal Alerta Buriti

POLÍCIA/CIDADES

JOAQUIM PIRES/PI: Quatro pessoas são presas em ação contra tráfico de drogas

Uma quarta operação de combate ao tráfico de drogas durante o carnaval foi deflagrada na manhã da última quarta-feira (22) em Joaquim Pires, cidade localizada a 229 km de Teresina. Cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos e resultaram na prisão de quatro pessoas em flagrante, duas por tráfico de drogas e outras duas por posse ilegal de arma de fogo.
De acordo com o delegado geral Riedel Batista, dois revólveres com munição, duas balanças de precisão, grande quantidade de dinheiro e drogas foram apreendidos. A operação contou com participação das delegacias de Matias Olímpio, Esperantina, Porto, Luzilândia e Gerência de Polícia do Interior (GPI).
Na operação de terça-feira (21) em Picos, Sul do Piauí, seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos e uma pessoa presa por tráfico de drogas. A polícia apreendeu cinco tabletes de maconha, várias trouxas de cocaína, duas balanças de precisão e sacos para embalar entorpecentes.
No sábado (8), a ação policial apreendeu 22 kg de crack dentro de um veículo e duas pessoas foram presas em Campo Maior, Norte do estado. Segundo o delegado, a droga seria comercializada na folia de momo da cidade.
Na primeira operação, realizada no dia 17 de fevereiro, a polícia cumpriu 13 mandados de busca e apreensão, dois de prisão preventiva e três de apreensões de menores, apreensão de armas de fogo e até mesmo de animais silvestres em José de Freitas, ao Norte de Teresina.
Fonte: G1
Por Portal Alerta Buriti

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017

GERAL

IPATINGA/MG: Após susto, homem atingido por pneu segue internado

O homem de 50 anos atingido na cabeça por um pneu, quando transitava às margens da BR-381, em Ipatinga (MG), segue hospitalizado nesta terça-feira (21) após o susto do incidente. Segundo a família da vítima, Roberto Carlos Fernandes teve contusão de tórax e trauma de face, mas se recupera bem.
O acidente ocorreu na última sexta-feira (17), quando o homem passa pela rua ao lado de sua filha. Imagens do circuito interno de uma loja mostra o momento do incidente; o pneu se solta de um carro, do outro lado da via, e atinge a vítima em cheio. Após o impacto, o homem já cai no chão desacordado. "Graças a Deus eu estou recuperando. Tô com dificuldades de algumas coisas ainda, mas graças a Deus, eu tô recuperando, em vista do que aconteceu antes né? Foi uma situação muito grave e se Deus quiser, eu vou sair do hospital", diz Roberto Carlos.
O trecho onde aconteceu o acidente é de responsabilidade da Polícia Militar Rodoviária, mas, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o dono do veículo de onde o pneu se soltou, foi parado em um posto de atendimento há alguns quilômetros do local do incidente. O motorista não tinha percebido que o veículo estava com um pneu a menos.
Fonte: G1
Por Portal Alerta Buriti

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

ESTADOS

MARANHÃO: Residência da prefeita de Água Doce é atingida com vários disparos

Por volta de 2 horas da manhã desta terça-feira (21), bandidos armados atiraram contra a residência da prefeita de Água Doce/MA, Thalita Dias.
Dos disparos, dois alvejaram um carro modelo Hilux que estava na garagem. O portão também foi atingido.
A polícia foi acionada, saiu em diligências e acabou encontrando um suspeito. O bandido disparou contra os policiais, diante disso, deu início um tiroteio, ocasionando na fuga do criminoso.
O reforço foi solicitado e viaturas especiais estão chegando a Água Doce do Maranhão. Por sorte ninguém se feriu e a família da prefeita passa bem.
A polícia acredita que os disparos são de uma arma de grosso calibre.
Fonte: Portal do Catita
Por Portal Alerta Buriti

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

CIDADES

PIRIPIRI/PI: Kombi capota, mulher morre e cinco ficam feridos

Um acidente com vítima fatal na noite deste último domingo (19), na Avenida Aderson Ferreira, no bairro Paciência. Uma Kombi, ocupada por seis pessoas perdeu o controle, colidiu em árvores e capotou.
A placa do veículo é de Minas Gerais. Os ocupantes são trabalhadores que estavam em Piripiri há alguns dias, atuando com venda de produtos ortopédicos.
A vítima fatal não teve o nome divulgado, nem os de seus colegas sobreviventes (1 homem e 4 mulheres). O SAMU socorreu as vítimas e lavaram ao Pronto-Socorro do H. R. Chagas Rodrigues.
Testemunhas contaram que o veículo estava em alta velocidade. Populares contaram que minutos antes do acidente os ocupantes estavam em um bar no centro da cidade.
Vídeo TV Clip Piripiri
Fonte: Piripiri Repórter
Vídeo: TV Clip Piripiri
Por Portal Alerta Buriti

POLICIA/CIDADES

PIRACURUCA/PI: Homem é executado com 10 tiros de pistola

Um homem identificado como Zacarias Cardoso Machado, 31 anos, foi assassinado na cidade de Piracuruca, na Rua João Fortes de Almeida Portugal, no bairro Baixa da Ema. Foram 10 tiros. O autor dos disparos usou uma pistola ponto 40. O fato ocorreu na tarde desse último domingo (19), por volta de 13h.
Segundo apurado com a 5 Companhia de Polícia Militar de Piracuruca , o crime teria praticado pela motivação de "queima de arquivo" ou rixa. A vítima já tinha sido presa por vários delitos, acusado de alguns crimes e foi colocado em liberdade há aproximadamente um mês. Nessa última acusação, respondia pela suspeita de furto.
Não há informações de testemunhas do momento do homicídio, para que possa identificar o autor ou autores. No momento, chovia na cidade.
Fonte: Piracuruca News
Por Portal Alerta Buriti

INVENÇÕES

Holandeses criam carro voador, que começa a ser vendido em 2018

Ele voa a 3 mil metros do chão, mais ou menos 1/3 da altura alcançada por um avião comercial e com autonomia de voo para ir do Rio a São Paulo

Foi entre o final do século XIX e o começo do XX que o carro e o avião apareceram no mundo. Duas revoluções quase que ao mesmo tempo. Só que a humanidade queria ir mais longe. A ficção científica alimentou durante décadas a nossa imaginação.
O PAL-V é um giroplano. No solo, ele vai de zero a 100 quilômetros em nove segundos e chega a 160 quilômetros por hora. Ele voa a 3 mil metros do chão, mais ou menos 1/3 da altura alcançada por um avião comercial e com autonomia de voo para ir do Rio a São Paulo.
Pelo menos dez pessoas já pagaram o equivalente a R$ 80 mil para reservar um modelo, que começa a ser vendido ano que vem.
Fonte: G1/Fantástico
Por Portal Alerta Buriti

sábado, 18 de fevereiro de 2017

CIDADE

COCAL DE TELHA: Carreta atropela e mata ciclista na BR 343

Na noite desta última sexta-feira (17), um ciclista identificado como Pedro Ângelo (46), morreu atropelado por uma carreta bitrem, volvo, placa OQR-9444-MG. O acidente aconteceu na BR-343, na entra da cidade de Cocal de Telha, sentido Teresina ao litoral.
De acordo com informação policial, o ciclista estaria alcoolizado e, no momento do acidente, andava em zig-zag pela BR. O motorista da carreta não conseguiu desviar da vítima. Informações dão conta de que, momentos antes da carreta colher o ciclista, por pouco, outro veículo não atropelou o ciclista.
O motorista, que seguia de Minas de Gerais com destino a Fortaleza não se evadiu do local depois do ocorrido. O corpo do homem ficou parcialmente dilacerado e embaixo do caminhão.
Fonte: campomaioremfoco.com.br
Por Portal Alerta Buriti

POLÍCIA

LUÍS CORREIA/PI: Bandido acusado de roubo à residências é preso pela CIPTUR

Por volta das 14hs desta última sexta-feira (17) uma guarnição da Companhia independente de Policiamento turístico (CIPTUR), comandada pelo subtenente Sales, tendo como patrulheiro o soldado Marcos Araújo, prendeu, no centro da cidade de Luís Correia, José Edivaldo Costa Reis (29), popularmente conhecido como “Beiçola”.
Após uma denúncia, os policiais foram até o local indicado e flagraram “Beiçola”, escondido no forro da residência. No momento da prisão o indivíduo resistiu e travou luta corporal com os policiais que o imobilizaram e o algemaram. Segundo a polícia José Edivaldo é acusado de vários arrombamentos que vinham acontecendo na cidade. Ele foi conduzido para a delegacia de Luís Correia.
Fonte: Portal Costa Norte
Por Portal Alerta Buriti

POLÍCIA

PARNAÍBA/PI: Bandido é preso em acidente após assalto

Airton Cunha de Sousa (21) foi preso por volta das 14 horas desta última sexta-feira (17) no cruzamento das ruas Itaúna com Caiapós, no Bairro Pindorama, em Parnaíba. O jovem, acusado de assalto à mão armada se envolveu em um acidente de moto no momento em que abria em fuga, juntamente com seu comparsa, que conseguiu escapar. A moto pilotada pela dupla, uma Pop 100 de cor vermelha e placa OUB 0105 Parnaíba (PI), invadiu a preferencial e colidiu com uma NXR 160 Bros, de cor preta e placa PIP 4644 Parnaíba (PI).
Por conta do acidente, os moradores correram para ajudar e acabaram capturando Airton Sousa que estava de posse de um revólver calibre 22, enquanto que seu comparsa conseguiu fugir. Airton foi agredido por algumas pessoas revoltadas enquanto estava imobilizado. Além da arma, uma pequena quantidade de maconha foi encontrada com o acusado. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) prestou socorro à outra vítima do acidente e levou para o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA). Airton foi levado para a Central de Flagrantes.
A dupla é acusada de arrancar um cordão do pescoço de uma mulher que estava em outra moto. Durante o assalto, a vítima foi ameaçada pelos bandidos com uma arma de fogo.
Assista ao vídeo
Fonte: Portal Costa Norte
Por Portal Alerta Buriti

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

EDUCAÇÃO

REFORMA: Presidente sanciona Lei do Novo Ensino Médio

Educação é a "força motriz" para o crescimento do País, diz Temer

O presidente da República, Michel Temer, classificou a educação como “força motriz” para o crescimento e desenvolvimento do País. Nesta quinta-feira (16), em cerimônia no Palácio do Planalto, Temer sancionou a lei do Novo Ensino Médio, legislação que reformula e moderniza o ensino médio em todo o Brasil.
Depois de sancionada as mudanças no ensino médio, o próximo passo será a publicação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Ela definirá as competências e objetivos de aprendizagem nas quatro áreas do conhecimento: linguagens e suas tecnologias, matemática e suas tecnologias, ciências da natureza e suas tecnologias e ciências humanas e sociais aplicadas.
Fonte: Portal Brasil
Por Portal Alerta Buriti

CIDADES

PARNAÍBA/PI: Jovem morre eletrocutado ao invadir criadouros de peixe

Um jovem identificado como Leonardo Pereira de Carvalho (23), morreu após sofrer uma descarga elétrica. O fato aconteceu por volta das 20hs30 desta última quinta-feira (16) no povoado Alto do Batista, zona rural de Parnaíba. De acordo com informações da Polícia Militar, o jovem tentou invadir uma propriedade particular onde há criatório de peixes e ao tocar na cerca elétrica acabou não resistindo a descarga de energia e morreu no local.
Uma guarnição da Polícia Militar, isolou o local. O corpo de Leonardo Carvalho caiu dentro de um tanque com tilápias. O tanque é alambrado de uma cerca ligada a energia elétrica. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência constatou que de fato o homem tinha morrido. A perícia criminal realizou os procedimentos e o corpo foi removido.
Fonte: Portal Costa Norte
Por Portal Alerta Buriti

POLÍCIA

MARANHÃO: Piauiense é morto em confronto com a polícia durante trasporte de armamento pesado

O piauiense Roberto de Sousa, 33 anos, e o baiano Romário Jesus Silva, 25 anos, foram executados, na manhã desta quinta-feira (16/02), no município de Grajaú, no Maranhão, durante um confronto com a polícia.
Os dois estavam em um carro com carregamento de armamento pesado, entre fuzis, pistolas e metralhadoras, muita munição e 22 bananas de dinamite.
Os dois estariam indo encontrar outros comparsas para explodir agências bancárias no Maranhão, mas estavam sendo monitorados e acabaram “abrindo fogo” ao notar que estavam sendo seguidos. Ambos acabaram mortos pelos policiais.
Roberto de Sousa portava uma carteira de identidade emitida pela Secretaria de Segurança do Piauí e uma CNH emitida pelo Detran do Pará.
Romário de Jesus portava uma carteira de identidade e CNH da Bahia. A dupla tinham cadastro no sistema prisional por crimes de assalto a mão armada.
Informações: Portal AI5
Edição: Folha de Parnaíba
Por Portal Alerta Buriti