quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

BARRA DO LONGÁ: Festejo de Santa Luzia

Tradição reúne milhares de fiéis em uma grandiosa procissão

A tradicional festa religiosa, em homenagem a Santa Luzia, padroeira de Barra do Longá, teve início na tarde de ontem (03) com uma grandiosa procissão, onde milhares de fiéis percorreram os 9 km de caminhada orando e entoando cânticos religiosos.
A fé, que move vários fiéis todos os anos, levou uma verdadeira multidão a fazer o percurso, que teve início na Igreja Matriz, em Buriti dos Lopes, até a Igreja de Santa Luzia, em Barra do Longá.
O cortejo religioso saiu por volta das 17 horas. Vários fiéis realizaram o trajeto descalços, em pagamento por alguma graça alcançada. Fato comum durante a procissão.
"A devoção a Santa Luzia é exaltada devido aos milagres atribuídos à sua intercessão na obtenção da cura diante das doenças dos olhos ou da cegueira. Diz a antiga tradição oral que essa proteção, pedida a Santa Luzia, se deve ao fato de que ela teria arrancado os próprios olhos, entregando-os ao carrasco, preferindo isso a renegar a fé em Cristo".
O “Festejo de Barra do Longá”, irá até dia 13 de dezembro, quando se encerrará com uma procissão, às 17 horas, passando pelas principais ruas da comunidade, logo em seguida, haverá a Santa Missa de encerramento.
Saída da procissão na Igreja de N. Senhora dos Remedios.
 Um verdadeiro "mar de gente" se espremiam pelas ruas, em um ato de fé à Santa Luzia.
 Patrulheiro Rodoviário Fernando Ferrari... Fiel peregrino.
 Devotos de Santa Luzia... Laura Rosa e amigos.
 Missa em Barra do Longá
Confira as fotos da procissão (Click no X para aumentar as fotos).
Fotos: Régis Silva/Portal Alerta Buriti
Edição: Régis Silva/Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: