quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

GERAL

Simulador de direção veicular será obrigatório em autoescolas

O simulador de direção veicular - máquina que imita um automóvel com um percurso virtual - volta a ser obrigatório para os candidatos que forem tirar carteira nacional de habilitação (CNH), cumprindo a determinação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). As autoescolas terão até 31 de dezembro para se adaptar.
"Os processos de habilitação iniciados a partir do dia 1º de janeiro só poderão ser concluídos se dentre as aulas práticas o aluno fizer pelo menos cinco aulas no simulador. Pedimos as CFCs que providenciem logo o equipamento e evitem transtornos para os candidatos que derem entrada ao processo de habilitação no início do próximo ano", alerta o diretor de Habilitação do Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran-PI), Venâncio Cardoso.
A regra é válida para quem vai tirar a primeira habilitação na categoria B ou quem tiver a categoria A e for adicionar a B. Assim, os candidatos serão obrigados a fazer, no mínimo, 5 horas/aula de simulação.
Apesar da mudança, a carga horária para os candidatos à primeira habilitação na categoria B, veículos de quatro rodas, continua sendo de 25 horas/aula. "Cinco horas no simulador e vinte no veículo, podendo também se estender para oito horas no simulador e 17 no veículo", explica Venâncio.
Fonte: O Dia/Via Folha de Parnaíba
Por Portal Alerta Buriti 

Nenhum comentário: