quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

MASTRO 2015

Festejo de N. Sra. dos Remédios 

Levante do mastro foi marcado por protesto dos fieis

Mesmo com a imposição do padre da cidade de não abençoar o mastro, tradicional ritual que marca a abertura dos festejos de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Buriti dos Lopes, o povo, responsável maior por este acontecimento, o hasteou sob forma de muito protesto.
A população buritiense se sentiu humilhada e revoltou-se diante da tentativa de violação desta tradição e, acredita que, quando o povo é submetido a algo através do poder, isso os remete a uma forma de opressão. Mesmo diante do infortúnio acontecimento que dividiu a opinião dos fiéis, o povo resolveu dar continuidade à tradição que atravessa década e, logo após os fiéis abençoarem o mastro com cachaça, a festa seguiu e não perdeu o seu brilho.
Segundo informações, o padre teria se contrariado após os carregadores do mastro, aqueles que literalmente emprestam seus ombros para carregar o mastro por veredas entre a mata e pelas principais ruas da cidade, não cumprirem um prévio acordo. 
A festividade de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira de Buriti dos Lopes acontece todos os anos de 22 de dezembro à 01 de janeiro.
Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: