quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Civil quer whatsApp fora do ar por atrapalhar investigação

Crime de pedofilia estaria sendo investigado desde 2013; empresa descumpre ordem judicial

A delegada Katia Esteves, da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (DPCA), deu entrevista coletiva na tarde desta última quarta-feira (25), na sede da Secretaria de Segurança do Piauí, e comentou a decisão judicial que pode tirar o WhatsApp do ar em todo país. Sem dar muitos detalhes sobre a investigação, afirmou que a empresa está atrapalhando as investigações que acontecem desde 2013.
"O mandado foi encaminhado para a empresa responsável pelo aplicativo e as empresas de telefonia TIM, Vivo, Claro e Oi, para serem cumpridos, o serviço de inteligência está providenciando o cumprimento desta decisão junto às operadoras que ainda não cumpriram", se resumiu a falar a delegada. “É um procedimento investigatório da DPCA que envolve uma investigação sigilosa e eu não posso falar ela. Se o juiz concedeu, é porque é sério. O juiz vai tomar uma decisão quanto ao descumprimento que já está sendo providenciado”, afirmou.
Apesar da delegada não ter confirmado, a principal suspeita é que a polícia esteja investigando o compartilhamento de imagens pornográficas de menores de idade no aplicativo. Como para dar prosseguimento à investigação é necessário a colaboração da empresa que administra o WhatsApp no Brasil, a polícia junto com a justiça decidiram punir a empresa por não cumprimento das demandas.
Outro fator é que empresa não tirou de circulação as imagens dos menores envolvidos, que ainda estão disponíveis no aplicativo e ainda podem ser compartilhada entre os envolvidos.
Fonte: 180 Graus
Por Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: