segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

SAÚDE: Alerta Buriti!

Dengue: O combate depende de todos , faça você a sua parte!

Com a chegada das chuvas, os cuidados no combate à dengue, doença febril aguda causada por vírus e que tem como vetor de transmissão o mosquito Aedes aegypti, devem ser redobrados. O principal sinal de alerta para a doença, é a febre alta, dor de cabeça, dor atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, náuseas e vômitos, tonturas, moleza, dores no corpo e articulações. O tempo médio do ciclo é de 5 a 6 dias, e o intervalo entre a picada e a manifestação da doença chama-se período de incubação. É só depois desse período que os sintomas aparecem. Geralmente os sintomas se manifestam a partir do 3° dia depois da picada do mosquito.
A situação tende a piorar quando pacientes atingem o quadro hemorrágico, que se agrava rapidamente, apresentando sinais de insuficiência circulatória e choque, podendo levar a pessoa à morte em até 24 horas.
Para evitar e combater a dengue, é preciso que toda população faça a sua parte e, a orientação, é que as pessoas reforcem as ações para eliminar criadouros dos mosquitos. As medidas incluem, por exemplo, verificar se a caixa d’água está bem fechada, não acumular vasilhames no quintal, verificar se as calhas estão entupidas e colocar areia nos pratos dos vasos de planta. 
Lembrem-se, ao surgirem os primeiros sintomas, procurem a orientação médica, pois as manifestações iniciais podem ser confundidas com outras doenças.
Confira o quadro de sintomas da dengue.
Edição: Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: