terça-feira, 24 de novembro de 2015

SAÚDE PÚBLICA

Governo cria grupo de trabalho e assegura recursos contra surto de microcefalia

Ministro da Saúde (Imagem Ilustrativa)
A presidenta Dilma Rousseff determinou a criação de um grupo interministerial, sob coordenação da Casa Civil, para tratar do surto de microcefalia que acomete Estados do Nordeste. O tema foi tratado na reunião de coordenação política desta segunda-feira (23). De acordo com boletim epidemiológico do Ministério da Saúde, até o dia 17 de novembro foram notificados 399 casos da doença em recém-nascidos de sete estados da região Nordeste.
Até o momento, o maior número de casos da doença foi registrado em Pernambuco (268), primeiro Estado a identificar aumento de microcefalia em seu território e que conta com o acompanhamento de equipe do Ministério desde o dia 22 de outubro. Em seguida, estão os Estados de Sergipe (44), Rio Grande do Norte (39), Paraíba (21), Piauí (10), Ceará (9) e Bahia (8).
A microcefalia é uma malformação congênita, em que o cérebro não se desenvolve de maneira adequada. Neste caso, os bebês nascem com perímetro cefálico (PC) menor que o normal, que habitualmente é superior a 33 centímetros. Esse defeito congênito pode ser efeito de uma série de fatores de diferentes origens. A suspeita, atualmente, é que o surto tenha como causa o zika vírus, que teria o mesmo vetor de transmissão da dengue, o mosquito Aedes aegypti.
Fonte: Portal Brasil
Por Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: