domingo, 20 de outubro de 2013

CENSURARA

Reportagem do 180 graus destaca tentativa de censura em Buriti 

O Portal 180 Graus, um dos maiores sites de noticias do Piauí, em uma rápida passagem pela cidade de Buriti dos Lopes, constatou e reportou uma matéria de tentativa de censura do atual administrador buritiense contra o portal alerta Buriti e a vereadora Iranildes Braga (PDT) e ainda cita outro jovem buritiense.
Veja abaixo, conteúdo da matéria.
Comunicador alega censura - 19/10/2013 às 14h 34
VEREADORA faz denúncia e prefeito tenta apagar seu 'face'
DONO DE SITE, QUE TAMBÉM é alvo na ação, fala em censura: 'Estamos incomodando'
O prefeito Bernildo Val, de Buriti dos Lopes, entrou com uma ação na justiça contra a vereadora Iranildes Braga (PDT), o portal Buriti Alerta e ainda contra o Google após a divulgação de matérias denunciando supostas irregularidades e abusos praticados na gestão municipal. O gestor afirma que está sendo agredido de forma "gratuita" e pede que as páginas sejam retiradas do ar.
A vereadora Iranildes procurou o180graus e afirmou estar sendo perseguida pela gestão, após sucessivas denúncias feitas em seu perfil no Facebook. "Estamos incomodando com a verdade, denunciando sua vontade de privatizar a previdência do município, pois acreditamos que isto não será o melhor para nós. Ele agora pede uma indenização por danos morais e quer tirar meu Facebook do ar", afirmou a parlamentar.
Ela questionou ainda, porque no processo, a defesa do prefeito não citou uma matéria publicada sobre a denúncia da suposta prática de nepotismo. "Essa ele não tem interesse de denunciar. Estamos constantemente fazendo denúncias no município, compartilhando com muitas pessoas e isso vem incomodando. Os próprios balancetes da prefeitura estão sendo enviados apenas com demonstrativos, quando deveria trazer ainda os empenhos e o material eletrônico", disse.
Regis Silva, que assina o portal Alerta Buriti, fala em censura, e violação do princípio de liberdade de imprensa. "Vamos fazer nossa defesa, mas temos a convicção de que somos um veículo importante para a sociedade buritiense. Falamos de política, denunciamos quando temos de denunciar, mas também publicamos matérias de serviço para a população, cobrimos festas e eventos, casos envolvendo a segurança pública. Estão querendo nos tirar do ar, mas somos registrados e temos a convicção de nossa defesa", afirmou o comunicador.
O 180graus deixa espaço para a manifestação de qualquer uma das partes, principalmente do gestor, a quem tentamos fazer contato, mas sem êxito nas tentativas.
VEJA DOCUMENTAÇÃO DO PROCESSO
REPÓRTERES: Apoliana Oliveira e Fábio Carvalho
Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: