sábado, 6 de agosto de 2016

POLÍTICA

TRE anuncia plano de segurança para as eleições deste ano

Aplicativo "Pardal" permitirá que populares denunciem atos de irregularidades

O Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE-PI), realizou, nesta última sexta-feira (05), uma reunião com instituições que irão atuar na segurança do estado, durante as eleições de 2016, dentre elas, as policias Federal, Civil, Militar e Exército. Em pauta, estavam as ações que serão desenvolvidas para combater crimes nas eleições deste ano.
Durante a reunião, houve o lançamento de uma ferramenta de fortalecimento da democracia e lisura das eleições municipais, trata-se do aplicativo ‘Pardal’, um aplicativo que permite denúncias, via smartphones e web, de irregularidades cometidas por candidatos durante o período eleitoral.
Com a nova ferramenta, qualquer cidadão que se deparar com a prática de propaganda eleitoral irregular ou outras formas de corrupção eleitoral poderá registrar o ilícito por meio de fotografia do próprio smartphone e encaminhar a denúncia à Justiça Eleitoral. A versão para Android permite o registro de imagens e a web permite o registro de imagens, vídeos e textos. Ontem, o aplicativo foi apresentado aos magistrados.
"Nós temos uma legislação a cumprir. Eles (candidatos) deverão ter conhecimento através dos partidos e nós vamos acompanhá-los, aquilo que for infringido nós agiremos", destacou o desembargador Joaquim Santana, presidente do TRE-PI.
Fonte: Portal Meio Norte
Por Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: