quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

EDUCAÇÃO

Milhões de crianças no mundo não aprendem o básico, diz Unesco

Em países em desenvolvimento. 69 milhões de adolescentes e 57 milhões de crianças estavam fora da escola em 2011. Entre os que frequentam a escola, muitos não têm aprendizado satisfatório devido a baixa qualidade da educação. Os dados estão no 11º Relatório de Monitoramento Global de Educação para Todos, divulgado hoje (29) pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O relatório monitora os avanços de metas pactuadas entre 164 países a serem cumpridas até 2015.
"A baixa qualidade da educação significa que milhões de crianças não estão aprendendo se quer o básico. De 650 milhões de crianças em idade de frequentar a educação primária, pelo menos 250 milhões não estão aprendendo o básico de leitura e matemática", mostra o relatório.
O custo anual de 2050 milhões de crianças sem aprender o básico equivale a US$ 129 bilhões, de acordo com a Coordenadora da Unesco no Brasil, Maria Rebeca Otero. "O relatório aponta que há uma crise de aprendizagem muito grande, em que se perde US$ 129 bilhões por ano, que poderiam estar melhor investidos na educação.
Em relação aos adolescentes, o texto indica que muitos não adquiriram as habilidades básicas no primeiro nível de ensino secundário. 
Fonte: Yara Aquino/Agência Brasil
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: