quinta-feira, 30 de janeiro de 2014

MINISTRO DA SAÚDE LANÇA CAMPANHA DE VACINAÇÃO CONTRA HPV

A partir de 10 de maio, a vacina será incorporada ao calendário de vacinação de meninas de 11 a 13 anos

O Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, anunciou ontem (29), a incorporação da vacina contra a HPV no calendário de vacinação de mais de 4 milhões de meninas de 11 a 13 anos. Em 2015, a vacina será ofertada para meninas de 9 a 10 anos.
Em seu pronunciamento, o ministro falou sobre o início da vacinação nas escolas e a importância da imunização para a prevenção do Câncer do Colo de Útero. A partir de 10 de março, a vacina passa a integrar o calendário de vacinação. "nós pretendemos vacinar 80% das meninas de 11 a 13 anos do Brasil com a campanha contra o Câncer do Colo de Útero, o terceiro que mais atinge as mulheres. Para isso a vacina estará disponível nos 36 mil postos de saúde e escolas da rede pública durante todo o ano", afirmou Padilha.
Para receber a dose, basta apresentar o cartão de vacinação oi documento de identificação. Cada adolescente deverá tomar três doses para completar a proteção, sendo que a segunda, seis meses depois e a terceira, cindo anos após a primeira dose. Neste ano, será vacinado o primeiro grupo (11 a 13 anos). Em 2015, a vacina passa a ser oferecida para adolescentes de 9 a 10.
A vacina contra  HPV tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A segurança da vacina é reforçada pelo Conselho Consultivo Global sobre Segurança de Vacinas da Organização Mundial de Saúde (OMS).
Fonte: Portal Brasil
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: