sexta-feira, 31 de janeiro de 2014

BALANÇO GERAL

Os principais fatos que marcaram Buriti dos Lopes em 2013

O Portal Alerta Buriti realizou um balanço geral para lembrar nossos leitores, as principais matérias  que marcaram e chamaram a atenção da população buritiense no ano de 2013.
Nosso portal teve seus trabalhos iniciados no mês de maio de 2013, isso após nosso antigo portal ter sido hackeado por pessoas que tentam, de qualquer forma, esconder ou desviar a atenção dos fatos, violando os princípios da comunicação e da informação, mas uma de nossas primeiras matérias a ganhar repercussão no município, se deu no mês de Junho de 2013, quando demos destaque ao Projeto de Lei que aumentaria a Taxa de Iluminação Pública que graças à submissão da bancada governista, foi aprovado. 
Outro fato que chamou a atenção dos moradores da região, foi a ponte dos "crioulos", que liga algumas comunidades da zona rural à sede do município. Obs. A porte quebrou e até esta data não foi tomada nenhuma providência com relação ao conserto da mesma. Enquanto isso a população continua à mercê da sorte e transita pelo leito do rio, que a esta altura, com a chegada do período chuvoso, deve estar com seu leito tomado pelas águas do rio Pirangi.
No mês de julho de 2013, os professores da Rede Pública Municipal de Educação, através do SINTE/PI, sindicato que defende a categoria, realizou uma paralisação reivindicando o reajuste do Piso Nacional/2013, pois o mesmo, até esta data não teve seu reajuste realizado pelo município, mesmo tendo o seu repasse mensalmente pelo Governo Federal, através do Fundeb. Devemos salientar que os repasses para a educação terão um reforço considerável graças aos royalties do petróleo e do Fundo Social do Pré-sal, onde 75% serão destinado à educação e 25% à saúde. Neste mesmo manifesto, nossas câmeras flagraram merenda escolar sendo transportada de maneira inadequada da Secretaria Municipal de Educação às escolas do município. Merenda esta, que segundo alguns pais de alunos, às vezes não dá para a semana toda, já que sua distribuição é semanal.
Durante o mês de agosto de 2013, a Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes-PI, iniciou as "reformas das reformas", período em que o poder público municipal, gastou uma grande quantidade de dinheiro para reformar escolas que já haviam sido reformadas. Neste mesmo mês, flagramos o veículo que faz o transporte da merenda escolar da distribuidora, sediada em Teresina, à Secretária de Educação em Buriti dos Lopes, mais de 300 km, em caminhão baú sem refrigeração, inadequado para tal, pondo em risco a validade dos produtos perecíveis e colocando em risco os alunos consumidores de tais alimentos.
Já no mês de setembro, a cidade de Buriti dos Lopes-PI, ganhou destaque no site 180 Graus, um dos mais importantes do piauí, quando o mesmo publicou uma matéria intitulada: LIXO E MUITA LAMA! NEM PARECE A RUA ONDE MORA O PREFEITO. A matéria mostrava um verdadeiro descaso da atual administração buritiense com a limpeza das ruas de nossa cidade. Nem a rua do prefeito escapo. Além desta matéria, outra, "A reforma da reforma", também foi destaque no mesmo site.
Já no mês seguinte, outubro/2013, a tentativa de censura e violação dos princípios de liberdade de imprensa contra nosso portal e a tentativa de fechar o facebook da vereadora Iranildes Braga (PDT), também ganhou destaque no site 180 Graus. Neste mesmo mês, tiveram inicio as negociações entre o poder executivo municipal e o legislativo sobre a criação do RPPS (Regime Próprio de Previdência Social) em Buriti dos Lopes-PI, sendo aprovado em sessão seguinte, graças, mais uma vez, à bancada governista, que não deixa de ser uma extensão do executivo municipal.
Outro destaque dado ao nosso município pelo site 180 Graus foi o Hospital Dr. Mariano Lucas de Sousa, "carro chefe" da campanha política do atual prefeito de Buriti dos Lopes, que continua fechado. Não podemos esquecer da licitação milionária onde a prefeitura de Buriti dos Lopes pretende gastar neste ano de 2014, R$ 423 mil na compra de 29 toneladas de carnes com preços exorbitantes e que também ganhou destaque no Piauí, através do site 180 Graus.
No mês de novembro de 2013, certa tabela, publicada pelo Portal Alerta Buriti, mostrando o montante que havia entrado no FPM (Fundo de Participação do Município), causou insatisfação a aliados da atual gestão, que tentaram, através de matéria tendenciosa, ludibriar a mente do povo de nossa terra.
Para finalizar, no mês de dezembro, um flagrante feito pelo Portal Alerta Buriti, teve repercussão em todo estado do Piauí. Quem não lembra o caso do caminhão pipa do PAC 2 enchendo a piscina de um amigo do prefeito para momentos de lazer de alguns funcionários do município e de parentes do atual gestor?
Não podemos esquecer do nepotismo ilegal e imoral que se instalou durante todo o ano de 2013 e que continua, de maneira escancarada e escandalosa neste ano de 2014.
O Portal Alerta Buriti no intuito de complementar nosso balanço geral, esteve conversando com a vereadora Iranildes Braga (PDT) de Buriti dos Lopes, na manhã desta Quinta-feira (30). Solicitada por nossa equipe de reportagem a fazer uma análise da atual gestão buritiense, a parlamentar respondeu: "Não considero o ano de 2013, como sendo um ano de grandes transformações e realizações da atual gestão, a final, nenhuma obra foi realizada", disse a vereadora. "O que foi feito, na verdade, foi uma maquiagem no que já existia, ou seja, gastos exorbitantes, que provavelmente dariam para novas construções, em obras já existentes. E digo mais! Espero que em 2014, venha realmente haver mudanças e realizações de obras por parte da atual gestão, para que, só assim, o povo buritiense possa realmente exclamar, Buriti nós te amamos!", completou a parlamentar.
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: