sexta-feira, 19 de setembro de 2014

CÂMARA MUNICIPAL

Sessão discute Projetos de Leis que prevê aumento do piso salarial e abono aos profissionais da educação

Imagem ilustrativa
A Câmara Municipal de Buriti dos Lopes realizou na noite de ontem (18) mais uma sessão. Na pauta, para discussão, estavam dois Projetos de Leis. O Projeto de Lei 047/2014 propõe alteração do artigo 60 da Lei Municipal nº 465/2013, que dispõe sobre o Plano de Carreira, Cargos, Vencimentos e Remuneração dos Servidores da Educação, no município de Buriti dos Lopes-PI e o Projeto de Lei 048/2014, dispõe sobre abono salarial dos profissionais do magistério público.
Na busca de entender os fatos, o Portal Alerta Buriti procurou a parlamentar Iranildes Braga (PDT) presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, já que a mesma esteve reunida com alguns professores, avaliando tais projetos, para dar esclarecimentos a tais fatos.
A vereadora, juntamente com os membros da comissão, vereadores, Sancho Escórcio e Jarbas Fortes, devolveram os projetos, ao executivo, para serem feitas adequações e correções, por entenderem que os mesmos não estão de acordo com os anseios da categoria. A exemplo,  a parlamenta citou o art. 2º, do Projeto 048/2014. “Não se sabe como serão feitos e nem quando serão feitos esses cálculos e, muito menos, quando será implantado esse abono.”, disse a vereadora. “Para a maioria dos professores, com quem conversei isso não passa de uma manobra política do poder público municipal para angariar votos”, completou.
“Na realidade, houve um aumento no repasse do FUNDEB aos municípios. Como é de obrigação do poder executivo municipal gastar 60% do fundo com pagamento de pessoal, o que está acontecendo, nada mais é, do que uma adequação aos ditames da lei que rege os gastos do FUNDEB”, disse a vereadora. “Alguns chamam acham melhor chamar de abono”, ironizou.
Uma das grandes preocupações dos profissionais da educação é que, com a aprovação de tais projetos de lei, apresentado pelo executivo municipal, possa haver uma falsa percepção de que está sendo cumprido o piso salarial dos professores e, que no futuro, este vencimento básico, permaneça inalterado, ou para melhor dizer, congelado.
Os professores lembraram o episódio que aconteceu no inicio da atual administração, quando houve uma alteração no plano de cargos e salários dos profissionais da educação, o que resultou na redução da remuneração da categoria. “Durante a sessão da aprovação dos projetos da época, funcionários contratados, do município, compareceram para coagir e tumultuar o andamento dos trabalhos do legislativo”. Até a polícia foi acionada”, comentou um professor. 
Confira os Projetos de Lei
Portal Alerta Buriti

Um comentário:

Marcos Porto disse...

O governante do municipio age de maneira estranha com os funcionários das outras secretarias onde o salário é desvalorizado, dizendo que não tem condições de dá um reajuste mais por trás dos bastidores emprega gente todo dia na prefeitura aonde está o presidente do sindicato talvez esteja se beneficiando ao impedir o Sinte de agir dentro do municipio, pois a maioria dos funcionários votaram neste prefeito não retribuiu a consideração e a confiança que eles deram nas urnas.