terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

DIA MUNDIAL DO CÂNCER 

Campanha quer derrubar preconceitos sobre a doença

"Derrube os mitos!" é o slogan da campanha deste ano do Dia Mundial do Câncer, lembrado nesta terça-feira (04). Criado em 2005 pela União Internacional para o Combate do Câncer (Uicc). O objetivo da ação é disseminar conhecimentos sobre os vários e diferentes tipos de tumores malignos e derrubar preconceitos a respeito da doença.
O primeiro mito, segundo a campanha, é o de que não se deve falar sobre o câncer, o segundo, de que câncer não tem sintomas. O terceiro mito a ser derrubado é o de que não há nada que se possa fazer contra a doença.
De acordo como coordenador de Prevenção e Vigilância do Instituto Nacional do Câncer (Inca), Claudio Noronha, o desconhecimento é um dos maiores vilões na luta contra a doença que, a cada ano, provoca cerca de 8 milhões de mortes no mundo. 
"A falta de conhecimento e o medo causam verdadeiras barreiras para o tratamento. Por isso, o conhecimento é um elemento importantíssimo para o controle do câncer e essa campanha é muito válida", comentou Noronha.
O quarto e último mito a ser abordado na plataforma da campanha é o de que muitos não têm direito a tratamento. A organização garante que todos têm esse direito, mas admite que, na prática, as injustiças sociais impossibilitam que milhões de cidadãos tenham acesso ao tratamento por serem pobres.
No Brasil, os tipos da doenças mais incidente são na próstata, em homens, e de mama, reto, cólon e colo de útero, nas mulheres.
Fonte: Agência Brasil
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: