terça-feira, 25 de março de 2014

SAÚDE

SUS começa a oferecer testes rápidos para tuberculose

O Ministério da Saúde vai disponibilizar, gratuitamente, a partir de abril, o teste teste rápido para diagnostico de tuberculose, que tem capacidade de detectar a presença do bacilo causador da doença em apenas duas horas. Cinco estados e o Distrito Federal recebem, a partir desta semana, equipamentos de teste rápido para a tuberculose. Até maio, todos os estados brasileiros devem receber os equipamentos, possibilitando a introdução do teste no Sistema Único de Saúde SUS ainda neste primeiro semestre do ano.
O Ministério da Saúde está investindo R 15 milhões para a implementação do diagnóstico no SUS. Os recursos são destinados à aquisição de restes, maquinas - computadores de ultima geração, com leitor de código de barras e impressora - e para treinamento dos profissionais de saúde.. A técnica já foi testada nas cidades de Manaus-AM e Rio de Janeiro-RJ, com aumento da taxa detecção. A pesquisa também constatou satisfação dos usuários e profissionais da saúde com a nova tecnologia.
O anuncio dos início dos testes rápidos foi feito durante cerimônia alusiva ao Dia Mundial de Combate à Tuberculose, na manhã desta segunda-feira, dia 24 de março de 2013.
O Ministério da Saúde preparou uma campanha publicitária que tem como slogan "O tratamento foi o maior sucesso da minha vida". A campanha é protagonizada pelo cantor e compositor Thiaguinho, que foi diagnosticado com a doença em julho de 2013. Ele fez o tratamento corretamente e, em fevereiro deste ano, anunciou que havia se curado da doença. A campanha será veiculada nas rádios, TVs, redes sociais, além de outdoor social e entre outros meios de divulgação. O Ministério da Saúde também vai distribuir 1,8 milhões de folders/cartilhas e 164 mil cartazes.
Fonte: Portal Brasil
Por Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: