quarta-feira, 25 de junho de 2014

SAÚDE: Teste da linguinha será obrigatório para recém-nascidos

Hospitais e maternidades serão obrigados a fazer o teste da linguinha em recém-nascidos. O procedimento serve para detectar se acriança tem o problema comumente chamado de "língua presa". Segundo a presidenta da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia , Iene Marchesan, é uma conduta simples que pode fazer a diferença na vida da criança.
O frênulo da língua é uma membrana que liga a língua à parte inferior da boca. Todos Têm a membrana, mas em alguns casos é maior do que o normal. A Lei 13.002, que torna obrigatório o teste da linguinha, foi publicada na última segunda-feira (23) e entra em vigor 180 dias após a sua publicação.
De acordo com Irene Marchesan, a avaliação é muito importante porque pode detectar se existe algo fora do normal, o que possibilita fazer o procedimento para cortar a membrana antes que ela dificulte a vida da criança.
"Um dos problemas de ter o frênulo preso é que a criança vai ter dificuldades na hora de mamar, podendo deixar o peito precocemente. Outro problema, é no desenvolvimento da fala da criança que pode ficar comprometida, ou ainda, ter dificuldade durante a mastigação dos alimentos", Explicou Irene. "Os efeitos do procedimento para acabar com a língua presa, ão são os mesmos quando a criança é maiorzinha", completou Irene.
Segundo a assessoria do Ministério da Saúde, na rede pública geralmente são os pediatras que fazem os testes obrigatórios logo após o nascimento das crianças e, serão eles, os responsáveis pelo teste da linguinha. O Sistema Único de Saúde (SUS) paga o procedimento para corrigir o problema para pessoas de todas as idades.
Fonte: Agência Brasil
Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: