quinta-feira, 15 de outubro de 2015

MEIO AMBIENTE

Prefeitura e IBAMA realizam 1º Seminário de Proteção à Fauna de Buriti dos Lopes

O evento aconteceu no auditório do CIEF e trouxe como objetivo a utilização da educação ambiental como ferramenta de combate ao tráfico de animais silvestres e prevenção de suas zoonoses

A Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes, através das Secretarias de Educação, Agricultura e Desenvolvimento Econômico, em parceria com o IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), realizaram na tarde desta última quarta-feira (14) no auditório do CIEF, o Primeiro Seminário de Proteção à Fauna de Buriti dos Lopes.
O Seminário apresentou o Projeto Liberdade e Saúde que tem por objetivo, promover a utilização da educação ambiental como ferramenta de combate ao tráfico de animais silvestres e prevenção de suas zoonoses através da integração entre o Ibama e o sistema educacional público e privado.
Os Analistas Ambientais do Ibama e ministrantes do seminário, apresentaram métodos educativos para que o professor possa abordar estes temas dentro das escolas de maneira lúdica. O material didático traz informações sobre o tráfico de animais silvestres, tais como: taxa de mortalidade, maus-tratos durante a captura e transporte, bem como sobre o risco de contrair doenças oriundas desses animais adquiridos ilegalmente e levados para as residências, além de buscar, através da educação, formar cidadãos conscientes dos malefícios do tráfico de animais silvestres.
O palestrante Sandovaldo Gonçalves de Moura (Analista Ambiental, Médico Veterinário e Doutor em Ciência Animal - Ibama), falou sobre o tráfico de animais silvestres e seu histórico através do tempo e sua situação atual, além de suas consequências.
Já o Analista Ambiental, Médico Veterinário e Especialista em Zoonoses – Ibama, Fabiano Barbosa Pessoa, explanou sobre a Zoonose Silvestre e sua relação com o tráfico de animais. “O Piauí já registrou centenas de casos de Micose Pulmonar, doença contraída através de um fungo que reside no solo, ou fica depositado no Tatu, transmitido ao ser humano durante a captura e até mesmo o consumo desses animais”, disse Fabiano Pessoa. “Outra doença preocupante é a hanseníase que, talvez por falta de pesquisas conclusivas nesse campo, ainda não tenhamos casos relacionados ao manejo e consumo do Tatú, sem mencionar que, este pequeno animal, também é depósito de Doença de Chagas e outras verminoses”, explicou o Dr. Fabiano Pessoa.
Presentes ao seminário, além dos professores, público alvo deste evento, estiveram autoridades do município como a Secretária de Educação Nilma Val Romão, Secretária de Agricultura Camila Furtado, Secretária de Esportes Mazé Silva, vice-prefeito Bruno Pieca, vereador Sancho Escórcio, membros da ABACC (Academia Buritiense de Artes, Ciências e Cultura) e da UAB (Universidade Aberta) de Buriti dos Lopes, Sindicalistas e estudantes.
Edição e fotos Régis Silva/Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: