quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

SAÚDE PÚBLICA

PIAUÍ: Caso suspeito de doença semelhante ao 'Mal da Vaca Louca' é monitorado

Paciente é uma mulher de 59 anos que está internada em Teresina. A doença afeta o cérebro causando demência; não há cura.

Um caso suspeito de Creutzfeldt-Jakob (DCJ), uma doença priônica, semelhante ao mal da vaca louca, está sendo monitorado em Teresina pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi). A doença é uma condição que afeta o cérebro, ocasionando extensas lesões que levam a rápida instalação de demência e distúrbios do movimento.
Segundo a Sesapi, a paciente de 59 anos, veio da cidade do Rio de Janeiro com sintomas do agravo, trazida pela família para tratamento em Teresina e desde o dia 28 de dezembro do ano passado vem sendo acompanhada pela Vigilância Epidemiológica da Secretaria que tomou todas as providências cabíveis ao caso.
Nesse período, a paciente já passou por diversos hospitais, sendo submetida a exames e tratamentos. Hoje, está na Unidade de Terapia Intensivo (UTI), com quadro instável, devido à natureza da doença degenerativa e sem tratamento para cura.
Prevenção e controle
Conforme informações do portal do Ministério da Saúde, as medidas de prevenção estão voltadas contra a introdução da doença no País. Desde 1998 o governo brasileiro proibiu a importação de derivados de sangue humano doado por pessoas residentes no Reino Unido, além da importação e da comercialização de carne bovina e produtos de uso em saúde cuja matéria-prima seja originada de países que apresentaram casos de encefalopatia espongiforme bovina autóctones.
Fonte: G1/Piauí
Por Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: