quarta-feira, 13 de novembro de 2013

CÂMARA MUNICIPAL

Projeto de Lei é Inconstitucional, patético e imoral, dizem professores 

Inconstitucional, patético e imoral, assim foi taxado pelos professores, o Projeto de Lei apresentado pelo legislativo durante a sessão de ontem (12), que pretende mudar o Plano de Cargos e Salários dos profissionais da Educação.
O novo plano gerou polêmica entre os professores, já que o mesmo, se aprovado, afetará diretamente a carreira, cargos, vencimentos e remuneração destes profissionais tão desvalorizados pelos nossos governantes.
Após a leitura e apresentação do novo plano, a vereadora Iranildes Braga (PDT) usou a tribuna para se manifestar a favor dos professores, lembrando uma tal cartilha que destacava a valorização destes profissionais. Iranildes Braga citou, ainda, números do FUNDEB, fazendo um comparativo das receitas de 2012 e 2013, mostrando um acréscimo considerável, o que não justificaria tal mudança. "Se for preciso, nós da bancada oposicionista iremos levar este caso ao Ministério Público e até mesmo à Polícia Federal", disse a vereadora que completou sua fala perguntando aos professores: "Vocês querem a retirada deste novo plano? A vereadora foi ovacionada e muito aplaudida pelos professores, que em couro gritavam: Retira, retira, retira...
Logo na sequência, a vereadora Jaqueline Brito (PMDB), também declarou apoio aos profissionais da educação. "Pra quê mudanças se todos estão satisfeitos com o plano vigente", disse completando, "o que os professores precisam é que o plano que está em vigor, seja cumprido". Jaqueline ainda solicitou que a categoria cobre dos demais parlamentares a exclusão deste novo plano.
Seguindo a ordem dos inscritos, para uso da fala, a presidente do SINTE, Sra. Nádia Araújo, falou do novo plano e das perdas que ele trás para os professores, além de ferir o princípio da legalidade dos direitos adquiridos.
"Os professores não precisam de um novo plano, precisam sim, que o plano atual seja cumprido", disse a presidente, referindo-se ao reajuste do piso salarial do exercício de 2013, que até o momento não foi incorporado aos vencimentos dos profissionais da educação.
Finalizando a ordem das falas, o professor Roberto Amorim destacou a importância da classe permanecer unida na luta para evitar esse mal que se anuncia. "Peço a compreensão dos parlamentares desta casa, pois não queremos nada mais do que é nosso por direito", disse o professor. Roberto Amorim, ainda falou sobre a má elaboração do projeto e chamou o novo plano de patético.
Os professores se manifestavam a todo momento criticando a atitude do executivo em encaminha à Câmara Municipal um Projeto de Lei que em nenhum momento beneficia a classe, pelo contrário, só prejudica, e que durante a campanha do atual gestor, havia uma cartilha que dizia: Valorização dos profissionais da educação.
É este o tipo de valorização que os professores merecem? Uma professora que assistia a sessão perguntou aos vereadores se algum deles ganhava menos do que R$ 3.000,00 (três mil reais) ou se eles tirariam 20% dos seus salários para dar aos professores.
Não!, essa foi a resposta do presidente da casa. 
Os professores tiveram uma vitória parcial, pois o projeto voltou ao executivo para ser refeito e voltará em um novo momento, o que preocupa aos profissionais da educação. "A Câmara Municipal, através da bancada governista, tornou-se apenas uma extensão do poder executivo, o que nos deixa preocupado", diziam alguns professores ao final da sessão.
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

7 comentários:

chico meleleti disse...

vergonhoso senhor prefeito kd a cartilha!ah tá lembrei, só tem valor na época de eleição!povo enganado é povo revoltado

chico meleleti disse...

professores unidos jamais serão vencidos! projeto pra diminuir o salario do prefeito do vice e dos vereadores e secretários isso nada de pitirindiba!

fco josé disse...

o prefeito não liga pra educação publica pq nunca precisou,se formou em direito com bolsa dada por politico.formou a filha em medicina com bolsa q ganhou de deputados,o filho ta por conta da prefeitura.

geovane disse...

os professores q tem gargo de diretor secretario estão sa
tisfeito,quatro anos passa rapido
essa diferemcia vai faser falta

gaby santos disse...

he verdade o povo só tem valor quando he epoca de eleição...depois esquece do povo e fica cometendo esse tipo de erro.por isso eu voto e em branco pois nau confio em policos de nenhuma classe;só achu(:

Maria dos Remedios disse...

Maria dos Remédios disse:vergonha.vergonha,vergonha é isso q/ acho pense numa administraçaõ sem futuro só fazem burrada,primeiro tiraram a ajuda de custo dos agentes de saúde do interior dado p/ pavão e continuado p/ ex.prefeita,depois aumentam a taxa de iluminação pública,inventam uma previdência privada p/ o município e vem veriadorazia kerer valorizar garí uma piada,q/ na verdade nem proteção p/ trabalharem tem, e agora acham de desvalorizar os professores,meu Deus morro e ñ vejo tudo,mas tbm confiar num povo desse talvez o¨ Moleke¨soubesse melhor governar q/ esses air experientes,+adiquiriram só ñ se sabe aonde .kkkkkkkkkkk PROFESSOR é q/ forma todos os outros profissionais com certeza tava preparadíssimos pena q/ os professores se enganaram e tão pagando caro por ñ ter confiado,alguns tão no topo e nem reclamam sabe q/ ta errado + como dizem tão mamando nem air,e quando acabar os 4 anos vão p/ sala de aula com o salário la embaixo e vão discontar nos alunos.ô coitados tudo é passageiro os q+ reclamavam hj ficam caladim + só Deus sabe o arrependimento né professora...sabe o q/ acho eu acho é pouco tooooooooooooooma p/ vcs air q/chamaram de Moleke engulam as lagrimas só lamento.kkkkkkkkkkkk

daniel sousa disse...

juscelino sei que vc manda na administração,que vergonha nem mesmo o prefeito saba se defender tenho certesa que o povo sabe dos seus direitos estão tirando o sangue dos professores,vamos faser um protesto contra o salario do prefeito e do vice.que ta entre os maiores salario de um prefeito do territorio nacional issi é incontitucional.isso é uma vergonha.
uma cidade do tamanho de buriti um prefeito ganhar desenove mil reais.e o vice a metade.