quinta-feira, 27 de outubro de 2016

GERAL

BRASIL: Após aprovar a PEC do teto, Câmara aumenta salários

Menos de um dia após aprovar a PEC do Teto, que limita os gastos federais, uma comissão especial da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei do Executivo que concede reajustes salariais para cargos das carreiras de Policial Federal, de Policial Rodoviária Federal, de Perito Federal Agrário, de Desenvolvimento de Políticas Sociais e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte (Dnit).
Os acréscimos são diferenciados por categoria e serão parcelados nos próximos três anos, a partir de 2017. O projeto foi aprovado em caráter conclusivo, quando dispensa a tramitação no plenário, e seguirá para análise no Senado.
Para 2017, a PEC prevê um reajuste das despesas em geral de 7,2%; e, para os anos seguintes, pela inflação medida pelo IPCA. Os reajustes salariais - que, segundo os deputados, repõem perdas acumuladas - são, por exemplo, de mais de 23% para os policiais já em 2017 e de pouco mais de 35%, no total da categoria, até 2019.
DA REDAÇÃO
Não que sejamos contra aumento salarial. Para algumas destas categorias, acreditamos até ser justo tal aumento, mas se um governo pretende conter gastos em virtude de uma crise financeira que, devido às ‘Lava Jatos’ da vida, teima em não cessar, não seria este o momento mais oportuno para um aumento que custará ao Tesouro Nacional R$ 3,094 bilhões por ano. Paradoxalmente, o governo que beneficia os servidores é o mesmo governo que tenta instituir o teto para reduzir os gastos públicos. Dá para entender?
Fonte: Gazetaonline
Por Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: