quinta-feira, 3 de abril de 2014

CÂMARA MUNICIPAL

1ª Sessão ordinária do mês de abril de 2014

A Câmara Municipal de Buriti dos Lopes-PI realizou na noite de ontem (02) a primeira sessão ordinária do mês de abril. Como ato costumeiro, mais uma vez o presidente da casa não compareceu e os trabalhos tiveram de ser conduzidos pelo vice-presidente Benedito Duarte Ibiapina.
Estava em pauta, mais uma vez, na ordem do dia, a aprovação do Projeto de Lei nº 035/2013 que regulamenta o serviço público de táxi no município de Buriti dos Lopes, além da aprovação do Projeto de Lei nº 040/2014, que reajusta a tabela de vencimentos e remuneração dos profissionais da educação do município.
O parecer da Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pela vereadora Iranildes Braga (PDT) foi favorável aos taxistas e às emendas propostas pela vereadora Jaqueline Brito (PMDB) que segundo ela, enriquecia o projeto, enquanto que, do outro lado, na bancada governista, alguns dos parlamentares votaram contra algumas emendas, já que a votação foi individual às emendas e aos pareceres. Por certo ficou acordado em plenário e o Projeto de Lei foi aprovado. Quanto ao reajuste do piso salarial dos profissionais da educação, o parecer emitido pela Comissão de Finanças e Orçamento, também foi favorável, mas com uma observação feita pela parlamentar Iranildes Braga (PDT), que explicou: “Somos favoráveis a aprovação do referido projeto por considerar que 8,32% sejam aplicados conforme a tabela do plano de cargos e salários para o exercício de 2014, mas lembramos, ainda, do reajuste salarial do exercício de 2013 (7,29%), que até o momento não foi feito pelo executivo municipal. Somando os dois percentuais, daria, hoje, um total de 15,61% de reajuste para a categoria”, disse a parlamentar durante seu pronunciamento. “Nós da bancada oposicionista, impetramos uma ação na justiça, pedindo o reajuste referente a 2013 e com certeza iremos obter êxito” completou a vereadora.
A parlamentar ainda solicitou da mesa diretora uma explicação por parte da consultoria que elaborou o referido projeto quanto aos erros encontrados na tabela de atualização do piso de Buriti dos Lopes para o ano de 2014, onde um profissional com 40 horas, classe C e nível I, ganhará R$ 2.473,96 e um profissional com a mesma quantidade de horas, mesma classe, mas com um nível maior (nível II), ganhará apenas R$ 1.927,48. “Este é apenas mais um dos inúmeros erros cometidos por parte de uma gestão descompromissada com a população buritiense”, afirmou a parlamentar.
Finalizando a sessão, a vereadora Jaqueline Brito (PMDB) explicou todas as suas emendas ao projeto dos taxistas, para que não houvesse dúvidas e agradeceu a presença de todos.
Um dos representantes da categoria, o taxis ta Magno Azevedo, falou em nome de todos e agradeceu aos parlamentares que votaram à favor do Projeto com as emendas.
“Somos pais de família, acordamos cedo para garantir uma viagem ou outra e conseguir dar dignidade aos nossos familiares”, explicou o taxista.
O Projeto de Lei foi aprovado, mas ainda terá algumas modificações, como por exemplo, o tempo de utilização do veículo usado para transporte de passageiro (táxi), que será de 5 anos após sua fabricação, ideia proposta pelo vereador Odemil Val e acordada pelo plenário.
Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

2 comentários:

Vereadora Jaqueline Brito disse...

Olá Regis Silva, gostaria de aproveitar o espaço para falar que minhas Emendas ao Projeto, foram elaboradas juntamente com a direção da Associação dos taxistas buritienses e acordados com os mesmos, juntos procuramos melhorar de alguma forma o Projeto e tenho a certeza que esta classe de trabalhadores está bem satisfeita com o projeto final. Em relação à futura modificação ao projeto, foi um acordo em plenário devido a Emenda de minha autoria na qual aumentava de 03(três) para 06(seis)anos a idade dos veículos para o caso de inclusão no sistema. Reprovando a Emenda o Presidente da Comissão de Redação e Justiça Odemil Val, solicitou que chegássemos a um acordo dando um meio termo de 05(cinco) anos, para que todos votassem à favor da Emenda e que esta nova Emenda fosse Registrada em Ata e acrescentada em plenário posteriormente, sendo que os vereadores em unanimidade concordaram.
Grata pelo espaço: Jaqueline Brito, vereadora.

Hermann Castelo Branco Diniz disse...

Quero parabenizar as ‘Nobres Vereadoras’ Iranildes Braga, Jaqueline Brito e Elisangela Melo – LILA pela aprovação da matéria relacionada aos 'bravos' taxistas buritienses, que desde longa data vêm lutando pela regulamentação da atividade no Município de Buriti dos Lopes. Diga-se: reivindicação muito justa. Agora sabemos que os taxistas de Buriti dos Lopes estarão dentro da legalidade e não apenas na legitimidade.
Em especial parabenizo a parlamentar Iranildes, que com seu preciosismo em defesa da "EDUCAÇÃO", procura corrigir as perdas salariais infligidas aos ‘heróis’ professores. Esses com certeza veem com carinho o esforço demandado por essa combativa e competente edil. Espero que o gestor municipal seja um grande gestor e não infrinja a Lei, concedendo corretamente o devido reajuste salarial.