quarta-feira, 10 de julho de 2013

FISCALIZAÇÃO

Vereadoras Jaqueline Brito (PMDB) e Iranildes Braga (PDT) visitam localidades buritienses.

A equipe de reportagem do Portal Alerta buriti esteve na manhã de hoje (10/07/2013), acompanhando as vereadoras Iranildes Braga (PDT) e Jaqueline Brito (PMDB), durante uma visita de vistoria e fiscalização de algumas localidades de Buriti dos Lopes-PI.
As vereadoras, através de um pedido formal, já haviam solicitado o veículo da câmara, dentro do prazo que exige aquela casa para esta prestação de serviço, mas a solicitação foi negada pelo presidente da Câmara, vereador Roberto, com a desculpa de que o pedido não foi feito no prazo previsto em lei. Mesmo assim, as vereadoras resolveram cumprir seu papel de fiscalizadoras dos direitos do povo.
A visita de hoje percorreu as localidades de São Pedro, Assentamento Iracema e Coroa de São Remígio. Durante esta vistoria, alguns problemas foram constatados pelas parlamentares, como foi o caso da falta de transporte escolar para transportar os alunos da localidade São Pedro até a escola do Assentamento Iracema, já que a escola daquela comunidade está fechada. Alguns alunos fazem este percurso, cerca de 2 km, de bicicletas ou caminhando, quando não, percorrem a precária estrada de motos, muitas vezes três crianças em uma única moto, o que representa um risco à vida destas crianças. Fechado, também, encontra-se o posto de saúde desta mesma localidade, que segundo os moradores, a ultima campanha de vacinação foi realizada em um bar da comunidade.
Os moradores também reclamam da merenda escolar que não está sendo suficiente e que mais parece uma ração, disse o pai de uma aluna. Outro ponto de indignação é a falta de material de limpeza e de uma diretora fixa para a escola. Algumas crianças com idade aproximada de 3 a 4 anos, estão sem estudar por falta de transporte escolar, sem contar o fato de que a região está com o serviço de iluminação pública de forma precária. Estamos praticamente no escuro, a maioria dos moradores têm colocado lâmpadas na frente de suas residências para clarear as ruas, disse dona Francisca, moradora do Iracema.
Após o assentamento as parlamentares seguiram viagem para a Coroa de São Remígio, para averiguar aquela localidade e principalmente a escola, recém-reformada, José Lucas Leódido, que por consequência de uma obra feita com material de baixa qualidade, de acordo com matéria publicada pelo portal Buriti em Foco e compartilhada por este portal no início da semana,  tem provocado doenças respiratórias nas crianças e nos funcionários, por conta do piso que está sumindo na poeira.
A escola está com seu quadro de professores incompleto, apenas esse mês apareceu um professor de matemática, mas ainda faltam de inglês e educação física, de acordo com os alunos da localidade.
Durante esta visita não conseguimos ver nenhuma placa que indicasse a procedência dos recursos e nem o quanto foi gasto na obra, mas de acordo com o Diário Oficial dos Municípios, foi gasto R$ 133.210,00 (cento e trinta e três mil duzentos e dez reais), valor altíssimo para uma obra com material de péssima qualidade, disseram as vereadoras.
A escola Bernardino Rego, também de coroa de São Remígio, encontrava-se sem merenda escolar deste ontem (09), de acordo com relato dos pais de alunos.
No exato momento em que nossa equipe de reportagem registrava a visita das vereadoras à escola José Lucas Leódido, uma equipe da prefeitura, responsável pelas obras do município,  apareceu com o argumento de que estavam ali para solucionar o problema e que logo mais iriam colocar um piso de cerâmica. Esperamos que isso seja realmente feito, mas o que causa indignação é o fato de que irão gastar mais dinheiro público para consertar e concluir uma obra que já foi paga e que deveria ter sido feita com qualidade. Este dinheiro que será gasto para este conserto poderia ser usado para outra finalidade.
Na localidade Coroa de São Remígio os moradores reclamam, também, da falta de médicos e de remédios, principalmente medicamentos para hipertensos e diabéticos, aonde na maioria das vezes estes moradores têm de comprar tais medicamentos. Uma das moradoras chorou durante a visita das vereadoras e pediu ajuda para aquela região.
Mesmo de recesso, estamos exercendo nosso dever para com o povo, estamos fiscalizando o poder executivo dentro das comunidades, para fazer valer os direitos dos cidadãos que são garantidos por leis. Esta foi apenas a primeira visita de muitas que faremos até o fim do recesso. Pretendemos averiguar todas as localidades de onde temos recebido denuncias, disseram as vereadoras Iranildes e Jaqueline.
Fotos: Régis Silva
Redador: Régis Silva
Posto de saúde da localidade São Pedro está fechado.

Estrada que liga Coroa a Barra encontra-se em péssimo estado

 
Caixa d'água da escola, reformada, da Coroa de São Remígio está quebrada. Os alunos às vezes ficam prejudicados...
 Salas de aulas da escola, reformada, de Coroa. O piso está evaporando

 

6 comentários:

miguel disse...

com palavra, o ex~vereador que batia muito em obras irregulares e a agora de onde você tivé responda as irregularidades obras sonrrizal responde ou você não vai mas defender sua cria (ta bagunçado ta tudo bagunçado e o hospital continua fechado )

Critico Nojento disse...

Não é defendendo a Ivana não más!O prefeito vai pra DF falar na TV de hospital fachado há 2 anos, mais não fala que participava da mesma cuinha do gov dela.Quero vê "ele" reabrir novamente! Assim é fácil malhar o judas.(Ex-my love uuuu..., ex-my love... Se eu colocar sua administração na vitrine, não vai valer R$1,99.Isso não pode!)

Fernado disse...

Já estava com 4 meses que eu não acessava o Portal do Prefeito O BOCA NO SACO! Entedioso,não tem matérias interessantes,é totalmente direcionado à administração do Srº prefeito, em fim.Totalmente comprado igual aos outros de Parnaíba e Teresina. 'Isso com o nosso dinheiro! Pois os contratos com estes blogues e jornais" são todos feitos diretamente com o prefeito. (Tu não fala mal de me, que eu te pago bem!). É meus queridos... Essa é a realidade de hoje....

Renato Brito ( Avenida) disse...

Eu te falai Bernildo... Onde esse Blogueiro tá dá azar!!!! A Dilma ontem levou a maior vaia da historia do congresso nacional... Agora é a tua vez... Estamos oficialmente convocando o povo buritiense para participar da audiência publica para vaiar também o prefeito e sua comitiva. Vamos todos pra rua também! é direito nosso de protestar contra esse prefeito...Nós colocamos, nós tiramos!(O povo unido jamais será vendido!)

carlos santos disse...

o negócio é que esse presidente da comissão de licitação da prefeitura do buriti vive fazendo gambiarra nas licitações. é bom ficar de olho nele, no luquinha e no das chaga que são os membro.

Araujo disse...

Sentimos falta das postagens e comentários do Hermann DINIZ. Este sim, por sua formação e conhecimento de engenharia/gestão possui qualificação para verificar os problemas do município, fiscalização e apontar as soluções necessária para uma gestão de qualidade. Esta voz não pode calar. VOLTA HERMANN.