terça-feira, 16 de julho de 2013

ILUMINAÇÃO

TAXA DE ILUMINAÇÃO PROVOCA AUDIÊNCIA PÚBLICA

A Prefeitura Municipal de Buriti dos Lopes-PI, realizou ontem (15/07/2013), no auditório do CIEF, uma audiência pública, de acordo com a solicitação do Ministério Público, fruto de uma ação do irmão Davi Fandin, contra a Eletrobrás Distribuidora Piauí, para tratar das questões que envolvem a taxa de iluminação pública e a expansão do fornecimento de energia em nosso município. Esta taxa, de acordo com um projeto enviado pelo atua prefeito à Câmara Municipal de Buriti dos Lopes, deverá sofrer um aumento  de 8% para 18% aos consumidores residências e 22% para consumidores da zona rural e comerciais.
Participaram desta audiência pública, autoridades da área de segurança, religiosa, secretariado, vereadores, associações e populares.
Um representante da Eletrobrás Piauí, Dr. Bernardo Teles, também participou e foi interrogado algumas vezes à respeito da péssima qualidade da energia distribuída na região de Buriti. As explicações, de acordo com o representante da distribuidora de energia em nosso município, dão conta de que após a conclusão de uma subestação de energia elétrica na região de Caraúbas, o que irá desafogar o sistema de distribuição de Buriti, tudo irá melhorar.
Quanto a taxa de iluminação pública, o atual prefeito não conseguiu convencer a população que sempre lhe questionava do aumento de uma taxa por um serviço sem qualidade, onde as ruas continuam às escuras.
O Editor deste portal questionou o Sr. Prefeito se havia sido feito um estudo prévio para se chegar a este valor de 18% e, se um valor menor não supriria a necessidade. De acordo com o prefeito o valor é necessário tendo em vista o déficit que se acumula em nosso município e uma pesquisa feita em várias cidades apontam que esta é a menor taxa. Hora, Sr. Prefeito, o povo precisa de dados de uma pesquisa documentada, e não de um levantamento superficial.
As vereadoras Iranildes Braga (PDT) e Jaqueline Brito (PMDB), partiram em defesa dos direitos dos cidadãos, argumentando que este aumento é, no mínimo, exagerado e que a maioria da população não dispõe de recursos para pagar por mais um aumento . Pular de 8% para 18%, exclamaram! Por que o município não cria um projeto através da Secretaria de Infraestrutura e entra com uma parte desta despesa, para que isso não venha pesar muito no bolso das famílias? Questionaram as vereadoras.
Esperamos que este problema seja resolvido da melhor maneira possível, para que não pese, sobre nós cidadãos, mais uma conta. Mas como brasileiros, que somos, já sabemos mais ou menos o que vai acontecer, afinal, pagamos por tudo o que consumimos, seja este pagamento feito na forma de impostos ou na forma de taxas. "A corda sempre arrebenta do lado mais fraco."
Obs. Vote em nossa enquete e diga se você é a favor ou contra o aumento da taxa de iluminação pública.
Fotos: Régis Silva e Buriti em Foco
Redação: Régis Silva
 

3 comentários:

Seliente disse...

Eu não falei que essa audiência era pra tentar enganar o povo! "Tu não me engana de novo, tu não me engana de novo, tu não me engana de novo! Tu me enganas-te uma vez! Mais tu não engana de novo!

Anônimo disse...

O prefeito disse que dar região a menor taxa de iluminação é de Buriti que é 8%, em murici tambem é 8$

miguel disse...

vejam a cara da vereadora Eveline ela estar dormindo ou estar fazendo careta para o povo,veja a cara do pereira que pensava que ia mandar e desmandar na atual administração O Frank babão manda mais que ele rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr