sexta-feira, 19 de julho de 2013

SÃO DOMINGOS

O FIM DA "LATA D'ÁGUA NA CABEÇA

A localidade de São Domingos dos Américos, zona rural de Buriti dos Lopes-PI, recebeu na tarde de ontem (18/07/2013), a visita do Eletrotécnico do DNOCS/PI (Departamento Nacional de Obras Contra as Secas, região do Piauí, Sr. Miguel Alves Muniz, para finalizar o sistema de abastecimento d'água daquela localidade.
A comunidade de São Domingos tem sofrido, nos últimos anos, com falta de água encanada que beneficie os moradores, mas graças ao empenho da Sra. Cláudia Escórcio Sousa, ex-presidente da Associação dos Moradores de São Domingos, que à época enviou ofício à parlamentar Jaqueline Brito (PMDB), onde a mesma levou novo ofício à Câmara e em seguida enviou ao Sr. José Carvalho Rufino, Diretor Regional do DNOCS, em busca de um sistema que sanasse o problema daquela comunidade.
Nos últimos anos a Sra. Cláudia, juntamente com a vereadora Jaqueline Brito, vêm batalhando através dos trâmites legais para conseguirem, junto ao órgão competente, um sistema de adutora com recalque que captasse água direto do rio Longá para as caixas d'água e consequentemente para as residências dos moradores de São Domingos. O Sistema de adutoras com recalque faz a captação e o escoamento da água através de bombeamento.
Durante a visita de ontem, a vereadora Jaqueline Brito esteve na localidade acompanhando os serviços e, ficou feliz com o empenho dos moradores que foram voluntários e fundamentais para a conclusão do projeto.
Durante todo o dia de hoje (19), os moradores estarão trabalhando com o sistema em faze de experiência para a realização de testes com a tubulação e caixas d'água da antiga rede de abastecimento para verificar se os mesmos ainda têm condições de uso. Se a análise for positiva, o sistema já estará pronto para funcionamento, caso haja algum problema, o Sr. Miguel Alves Muniz, Eletrotécnico do DNOCS, estará voltando na segunda-feira, para as conclusões finais.
A comunidade de São Domingos agradeceu à vereadora Jaqueline Brito e à ex-presidente da Associação dos Moradores, Sra. Cláudia Escórcio, pelo empenho durante todos estes anos de luta incansável em busca de sanar, este que era o maior problema daquela comunidade.
O Sistema de Abastecimento, através de bombeamento,  irá fornecer água para toda comunidade de São Domingos dos Américos. É o fim da "lata d'água na cabeça.
Fotos: Régis Silva
Redator: Régis Silva
Teste durante a ligação do sistema de bombeamento
 Moradores mobilizados para a conclusão da obra
Departamento Nacional de Obras Contra as secas - DNOCS
 A espera pela água. Teste final
 

3 comentários:

Regina Silva disse...

Esta é minha vereadora, sempre trabalhando pelo povo.

Francisca Carvalho disse...

PARABÉNS JAQUELINE BRITO, A POLITICA BURITIENSE PRECISA DE PESSOAS ASSIM COMO VC. CONTINUE TRABALHANDO ASSIM PELO POVO QUE DEUS TE DARÁ RECOMPENSA.

Antonio disse...

E o prefeito daqui o que tem feito? parece que tem vereador trabalhando mais do que ele! rsrsrsr abafa o caso.