quinta-feira, 26 de setembro de 2013

AGRICULTURA FAMILIAR

Coordenadores do CEAA apresentam projetos 

O (STTR) Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Buriti dos Lopes-PI  em parceria com o CEAA (Centro de Educação Ambiental e Assessoria) estiveram reunidos na manhã desta quinta-feira (26/09/2013) com presidentes de associações, agricultores e membros do Poder Público Municipal, apresentando o Projeto de Assistência Técnica e Extensão Rural no âmbito dos Programas de Crédito Fundiário, Banco da Terra e Cédula da Terra, visando a promoção da Agricultura Familiar Sustentável, através da Assistência Técnica.
Os Coordenadores e técnicos do projeto, Fernando de Oliveira coordenador do lote 17, Rafael Fonseca coordenador de projetos, Francisco Olavo Vilarinho Frazão engenheiro agrônomo e técnico do CEAA e Francisca Portela técnica em agropecuária, destacaram para os presentes, os 3 pontos principais que difundem este trabalho dentro de uma sistemática que envolve diretamente em primeiro passo a Organização e Gestão Associativa, e em seguida, a Recuperação Produtiva e Ambiental dos Projetos, e por fim, a Articulação e Implementação de Políticas Públicas, visando a sustentabilidade familiar dentro das associações. 
O projeto terá a duração de 3 anos e atenderá, especificamente, o lote 17, cerca de 1.500 famílias em 16 municípios, entre eles, Buriti dos Lopes-PI.
Além das atividades obrigatórias o programa também apresentará atividades selecionadas, e de acordo com os coordenadores e técnicos do CEAA, a consolidação destas atividades e deste programa só serão possíveis a partir da criação e solidificação de um elo entre os Órgãos Governamentais, Associações e Sindicatos.
Os trabalhos de Assistência Técnica serão custeados pelo Governo Federal e ministrados através do CEAA, e sua primeira etapa terá início a partir do mês de Outubro.
De acordo com depoimento do presidente do STTR Sr. Elias Carvalho, o Programa de Assistência Técnica será de grande importância para que as associações tenham, além de seu quadro social regularizado, e a partir dai, possam articular sua Produção Agrícola, dentro da Agricultura Familiar Sustentável, também possibilidades de comercialização de seus produtos, consequentemente, melhoria na qualidade de vida.


Fotos: Régis Silva/Portal Alerta Buriti
Editor: Régis Silva/Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: