quarta-feira, 25 de setembro de 2013

TAXA DE ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Vereadores da base governista aprovam aumento

Em uma sessão realizada na Câmara Municipal na noite de ontem (24/09/2013) presidida pelo vice-presidente vereador Bené Ibiapina, os vereadores da base governista conseguiram, por serem maioria, aprovar o polêmico Projeto de Lei que aumenta a Taxa de Iluminação Pública no município de Buriti dos Lopes-PI. A nova tarifa subiu de 8% para 18% para consumidores residenciais e de 8% para 22% para consumidores comerciais e industriais.
Os vereadores da basa oposicionista tentaram explicar para os demais parlamentares que aquele Projeto de Lei era inconstitucional e, além do mais, afetaria diretamente o bolso do consumidor mais carente, mas os vereadores da base aliada ao governo, já haviam articulado tudo de maneira, segundo parlamentares oposicionista, maldosa para que a população não tivesse conhecimento e não pudessem se manifestar, mas os poucos que estiveram na sessão de ontem, saíram da Câmara decepcionados com a atitude de alguns de seus representantes.
Durante a sessão os ânimos de alguns vereadores se exaltaram e mediram forças como em um cabo de guerra. De um lado da corda, vereadores da base oposicionista contrários ao Projeto de Lei, tentavam à todo custo defender a população, mostrando o Regimento Interno da Câmara, Lei Orgânica do Município e a Constituição Federal. Do outro lado da corda, vereadores da base aliada ao governo, já articulados, mas sem muito argumento e sem se preocuparem com o povo e, por serem maioria, conseguiram aprovar o Projeto de Lei. O certo disto tudo é que a corda, mais uma vez arrebentou do lado mais fraco. 
A vereadora Iranildes Braga (PDT) pediu que fosse registrado em ata as irregularidades e os atos inconstitucionais ocorridos durante a sessão. De acordo com a fala da parlamentar, em plenário, tanto a comissão quanto a Câmara Municipal perderam os prazos legais previstos em Leis para a apresentação do Projeto, sem contar que o Atig. 136 da Lei Orgânica do Município, citado pela vereadora Iranildes, veda o início de programas ou projetos não incluídos na Lei Orçamentária. Outro ponto relatado pela parlamentar foi a isenção da taxa para consumidores de até 30 kWh mês, o que não beneficiará ninguém e que foi ressaltado pela parlamentar Elcira , como se fosse algo de grande benefício à população.
Outra vereadora que se manifestou durante a sessão de ontem foi a parlamentar Jaqueline Brito (PMDB) que citou falhas e erros gramaticais durante a elaboração do Projeto de Lei e criticou a Comissão de Redação e Justiça, na pessoa da presidente, vereadora Elcira, responsável pela correção do texto. "Que fique claro a responsabilidade de todos os que estão aprovando este Projeto de Lei, que deveria, devido tantos erros, voltar ao executivo para sua devida correção", disse a parlamentar, além de mostrar outros pontos que torna este Projeto inconstitucional, pois de acordo com a vereadora, o Cap. 10 da Lei Orgânica do Município não permite que seja cobrado aumento de tributos no mesmo exercício de criação da Lei. "Precisamos atentar para que esta cobrança não comece neste ano", complementou a vereadora.
O vereador Jarbas Fortes (PMDB) explicou para os demais colegas da base governista que o débito realmente existe e vem se arrastando ao longo de outras administrações, segundo ele, a própria gestora passada, conseguiu negocias e parcelar este débito. "Não será aumentando a Taxa de Iluminação Pública, o que recairá direto no bolso do povo, que iremos ter uma energia de qualidade, pois as ruas da cidade continuam às escuras", disse o parlamentar.
Outro parlamentar da base opositora que não concordou com o que aconteceu durante a sessão foi o vereadora Dedé (PTB) que não se manifestou, mas seu voto foi aberto e contrário à aprovação do Projeto de Lei.
Os parlamentares da bancada oposicionista formada pela vereadora Iranildes Braga (PDT), Jaqueline Brito (PMDB), Jarbas Fortes (PMDB) e Sr. Dedé (PTB), votaram contra o Projeto de Lei que aumenta a Taxa de Iluminação Pública.
Já os vereadores da base aliada ao governo municipal, constituída pelo vereador Sancho Escórcio (PV), vereadora Eveline (DEM), vereadora Elcira (PSB), vereador Odemil Val (PSD) e vereador Bené Ibiapina (PCdoB), votaram e aprovaram o aumento da Taxa de Iluminação Pública.
Quem não deu as caras na sessão de ontem foi o vereador Roberto da Coroa, presidente da Câmara e a vereadora Lila, presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, que não apareceu, mas emitiu um parecer favorável ao aumento da Taxa. Os dois vereadores são aliados do governo e resolveram não aparecer para ajudar seus colegas de bancada a "descascar este abacaxi".
Trechos do texto do Projeto de Lei destacados com alguns erros.



Por Régis Silva/Portal Alerta Buriti

Um comentário:

Paulo Henrique disse...

Achei foi pouco, o Bernildo deveria ter aumentando em 100% o tarifa. O povão gosta é de viver na taca. Olha aí o resultado do pouso dos Aviões em nossa cidade!hehehe Afinal, o prefeito tem que pagar os patrocinadores da festa que foi regada a muito whisky e água de coco.