segunda-feira, 20 de outubro de 2014

ELEIÇÃO PRESIDENCIAL: Difícil não compará-los

O poder da mídia em: "Surge um novo herói"! Será?

Não é de hoje que vemos e sabemos da força que a mídia possui. Isso fica mais visível quando por meio de toda essa força, ela passa a inculcar nas pessoas, uma ideia ou um ponto de vista já formado sobre determinado assunto.
Não estaria a mídia, mais uma vez, tentando inclinar as pessoas e criar na já abjurada imagem de Aécio Neves, um novo herói nacional, como a exemplo de um ex-presidente eleito no final da década de 80.
Quem não se lembra do ex-presidente Fernando Collor de Melo? Profetizado pela imprensa como a salvação do país, foi o primeiro presidente eleito pelo voto direto e com grandiosas promessas de acabar com a inflação e “caçar” Marajás e corruptos.
Quando da sua campanha, foi incensado pelos maiores veículos de comunicação do país como um jovem e promissor político. Menos de três anos depois foi duramente atingido por essa mesma imprensa, em um inédito e único processo de impeachment.
E inegável que esta mesma mídia tenha sua relevância dentro da construção da democracia, mas isso não significa que seja à custa de argumentos que possam manipular, mesmo que de forma velada, a massa social.
Somos, todos nós, conhecedores desse poder que a mídia tem de tendenciar notícias, além de criar e derrubar "heróis", que na realidade, mais parecem fantoches nas mãos de seus manipuladores.
Este filme eu já vi. Já pensou se a história se repete?
Edição: Régis Silva/Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: