quinta-feira, 16 de outubro de 2014

ELEIÇÕES 2014: 2º Turno

Ibope e Datafolha apontam empate técnico entre Dilma e Aécio

As pesquisas Ibope e Datafolha encomendadas pela TV Globo e jornal "Folha de São Paulo", divulgadas nesta quarta-feira (15) apontam os seguintes percentuais de votos válidos no segundo turno da corrida para a Presidência da República: Aécio Neves (PSDB) tem 51% da preferência do eleitorado entrevistado, enquanto que Dilma Rousseff (PT), candidata à reeleição, aparece com 49% da intenção de votos. mesmos números apresentados na pesquisa anterior divulgada dia 09 de outubro. A margem de erros é de dois pontos percentuais para mais ou para menos, e o nível de confiança é de 95%.
Para calcular esses votos, são excluídos da amostragem, os votos brancos, nulos e os que se declararam indecisos. Este procedimento é o mesmo utilizado pela Justiça Eleitoral para divulgar o resultado oficial das eleições. 
O instituto Datafolha ouviu 9.081 pessoas nos dias 14 e 15 de outubro em 366 municípios, já o instituto Ibope, ouviu, entre os dias 12 à 14 de outubro, 2.010 pessoas. As pesquisas estão registradas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob os números: Ibope BR - 01097/2014 e Datafolha 01098/2014.
Um dado da pesquisa Datafolha que chama a atenção é a rejeição do candidato do PSDB, Aécio Neves que, na pesquisa anterior era de 34%, agora subiu para 38%, enquanto que a candidata petista Dilma Rousseff, ficou paticamente estável, quando na pesquisa passada tinha 43% e agora aparece com 42%. Isso mostra que a estratégia de campanha do PT em desconstruir o PSDB, tem funcionado.
Fonte: Datafolha/Ibope
Informações: Ananias Ribeiro/Meionorte.com
Por Portal Alerta Buriti

Nenhum comentário: