quarta-feira, 12 de junho de 2013

AUDIÊNCIA PÚBLICA.

Cocal realiza audiência pública sobre construção da barragem algodões. 

Foi realizado ontem, terça-feira (11), na cidade de Cocal da Estação - PI, uma audiência pública de Licenciamento Ambiental, com o objetivo de discutir os impactos referentes à construção da barragem Nova Algodões.

 
O evento reuniu autoridades estaduais, municipais, poder judiciário e vítimas da tragédia algodões, ocorrida no ano de 2009, e que devastou toda região do rio Pirangai, mais precisamente nas cidades de Cocal, Bom Princípio e Buriti.
 
A audiência foi presidida pelo Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMAR) Sr. Dálton Macambira, e contou com a presença de autoridades como Prefeito de Cocal da Estação, Rubens Vieira (PSDB),  Deputado Estadual Marden Meneses, Representante do poder judiciário de Cocal, Dr. Francisco Túlio, Diretor do IDEPI (Instituto de Desenvolvimento do Piauí), Elizeu Aguiar, representantes da SEMAR, representantes e membros das Associações de Trabalhadores Rurais, Corpo de Bombeiro, representado pelo Cel. Ramos Filho e outros, que discutiram por várias horas, a avaliação do projeto.
 
A cidade de Buriti dos Lopes esteve presente através do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais da cidade, na ocasião representado pelo Sr. Antônio Marcos, Coordenador Municipal de Jovens Trabalhadores Rurais, e pelo Sr. Elias Carvalho, Secretário de Políticas Agrícola do Sindicato. O mesmo defendeu a construção da barragem Nova Algodões e, falou sobre a importância das indenizações para as famílias vítimas da tragédia algodões I, para que as mesmas possam recomeçar, de forma digna, suas vidas.
 
 
Autoridades especializadas em construção, expuseram os parâmetros técnicos e estruturais com relação a construção da nova barragem, através de relatórios técnicos sobre o impacto ambiental, dentro de uma visão positiva e negativa. O Secretário Estadual do SEMAR, Dálton Macambira, lembrou que a licença para a construção será emitida, apenas, após uma avaliação mais detalhada do estudo ambiental, já realizado naquela área.
Estudos previamente realizados mostraram que era inviável a recuperação da antiga barragem, dai então, a necessidade da construção de uma nova, que será erguida com as mais modernas técnicas de engenharia e construção, através de um sistema de compactação de concreto com rolos. Os recursos serão oriundos do Programa do Governo Federal PAC (programa de Aceleração e Crescimento), e será construída a cerca de 1km abaixo da antiga barragem e terá capacidade para armazenar 50 milhões de metros cúbicos de água, com uma vazão de 1.000 metros cúbicos por segundo.
 
Além do tema referente à construção da Nova Algodões, um outro assunto foi debatido por autoridades e pelas famílias presentes naquela reunião, como a questão das perdas de vidas e dos bens materiais.
 
Nossa equipe de reportagem esteve na cidade de Cocal fazendo a cobertura deste evento e, um fato nos chamou a atenção. Apesar de nossa cidade não ter tido vítimas, teve uma perda material irreparável até hoje, mesmo assim, nenhuma autoridade do poder municipal da nova administração, compareceu a este ato público, para reivindicar, para defender, para pedir e zelar pelos direitos do povo da nossa terra.  
 

Fotos e redação: Régis Silva





Nenhum comentário: