sexta-feira, 14 de junho de 2013

SEJA BEM-VINDO!

Bem-vindo sejas tu, professor de português! Socorra a Secretaria Municipal de Educação de Buriti dos Lopes-PI.

Escrever com letras garrafais palavras com erros crasso de português em uma escola é inaceitável.
Não sou nenhum crítico da língua portuguesa, afinal, nosso idioma sofreu várias influências à época da colonização, além de ter uma mistura de diversos dialetos nativos, o que o torna, de certa forma, complexo, mas erros grotescos, como este encontrado em uma escola da zona rural de Buriti dos Lopes, é no mínimo, constrangedor para nosso município.
A reforma ortográfica, em vigor desde Janeiro de 2009, não sofreu alteração na expressão "bem-vindo", que continua com sua escrita hifenizada.
Tal fato é uma tristeza. Por favor, acrescentem o hífen. É muito fácil. Difícil é ensinar para as crianças desta escola a grafia correta desta palavra quando a própria escola estampa em sua parede erro desta natureza.
 
Fotos e parte do texto são de colaboradores
Redação final: Régis Silva

Um comentário:

Hermann Diniz disse...

Prezado Regis, nada a comentar pois não sou professor de português, apenas lamentar. É com muita tristeza que vejo este caso, na verdade isto é uma VERGONHA. Vi esta foto no portal da prefeitura, que é a maior fonte dessas preciosidades. Espero que corrijam o mais breve possível. Aliás, tenho uma matéria guardada sobre a reforma e ampliação dessa escola, uma vez que detectei que a cobertura do 'puxadinho' está fora da recomendação da Norma Brasileira e com a inclinação distinta da original. Existem outras falhas construtivas, mostrando que essas obras estão sendo executadas por leigos. Inclusive, quando da publicação do evento dessa inauguração, informei ao editor do portal que ele estava me fornecendo vasto material para produção de matérias.