quinta-feira, 29 de agosto de 2013

COLUNA SEMANAL

ELE VOLTOU

Hermann Diniz volta a escrever em sua coluna semanal

O Engenheiro Hermann Diniz volta a partir de hoje (29) a escrever suas matérias, em sua coluna semanal, para o Portal Alerta Buriti. Confira!

TÁTICA DO "PÃO E CIRCO"

Meus prezados conterrâneos buritienses,
Há dias que o blog midiático do Governo Municipal de Buriti dos Lopes/PI, vem bazofiando como um evento de grande importância e excepcional vantagem para nosso município a apresentação da famosíssima banda de forró "Aviões do Forró" com os artistas Xand Avião e Solange Almeida, em 04 de Setembro de 2013, na Av. Lívio de Carvalho, Bairro Avenida, data comemorativa do 80º aniversário de emancipação política do Município de Buriti dos Lopes. Contudo, esse evento trata-se da tática de "PÃO E CIRCO" da antiga, perversa e carcomida república romana, a qual o Prefeito Dr. Bernildo Duarte Val quer aplicar na população buritiense com essa inoportuna, lamentável, desastrosa e imoral contratação artística. Essa ideia estapafúrdia da contratação dessa banda "Aviões do Forró" para a apresentação pública no aniversário do município com certeza deve ter sido idealizada e posta em prática por algum perdulário insano ligado umbilicalmente a essa fragílima gestão municipal. E pasmem senhores, no início deste governo foi decretado um longo "Estado de emergência" em decorrência de uma suposta falência administrativas municipal.
ATENÇÃO: _ Não se discute o mérito da festa comemorativa pelo octogésima aniversário do Município de Buriti dos Lopes, trata-se de uma festa cívica e cultural, salutar e jubilosa para a população de nossa amada terra. Todavia o exagero na escolha da atração musical em tela configura um desequilíbrio administrativo, digo mesmo um caso de improbidade administrativa sem procedentes em nosso município, em razão do elevadíssimo custo de contratação dessa banda "Aviões do Forró", cujo valor estimativo é superior a R$ 300.000,00 (trezentos mil reais), somente com os artistas (02), backingvocals (03), dançarinas (08), músicos (09), apoio, palco, som, acessórios pertinentes à dispendiosa banda musical. Ademais, esses recursos irão para bem distante de nosso município. Um despautério exponencial.
O correto seria a valorização dos artistas do próprio Município de Buriti dos Lopes, como : _ Agenor e os Escravos do Samba; Neto Soares; Valdênio Santos - o Valzinho da Barra e tantos outros talentos buritienses.
Não é palatável nem de bom alvitre esse elevado desperdício de recursos públicos com mega festa extravagante, como essa anunciada efusivamente pelo blog governamental "Boca do Povo", ante as graves e inúmeras deficiências, na educação fundamental, na saúde primária, na infraestrutura em geral e no saneamento básico, enfrentadas pelo povo de nossa terra, nessa administração do Prefeito Dr. Bernildo Duarte Val e de seus colaboradores, senão vejamos:
* Hospital Dr. Mariano Lucas de Sousa continua fechado e dificilmente estará funcionando plenamente em 2013, apesar de renovadas promessas não cumpridas;
* Escolas com reformas mal planejadas e mal executadas que provocam regime intempestivo de aulas;
* Diversas obras paralisadas: estação de passageiros - rodoviária; matadouro público; creche; iluminação pública; espaço das cafezeiras e pavimentação de vias;
* Atraso salarial dos professores - férias 2012;
* Ausência do piso nacional do magistério em 2013 de R$ 1.567,00 / 40h semanis - Lei nº 11.738/2008;
* Bairros da periferia totalmente abandonados e esquecidos;
* Limpeza pública deficiente e não sistemática, face aos constantes defeitos dos equipamentos, visto que os mesmos estão constantemente em oficinas;
* Esgoto a céu aberto por toda cidade;
* Ausência do Portal da Transparência do Município - Lei nº 12.527/2011; 
* Nepotismo escrachado - vergonhoso - imoral e ilegal - súmula vinculante nº 13 do STF;
* Atitude acintosa de cooptação de vereadores; 
* Falta de empreendimentos geradores de emprego e renda;
* Ausência de projetos para a captação de recursos não onerosos nos governos superiores, para o município executar obras de infraestrutura, saneamento básico e habitação de interesse social, de forma a aliviar a total dependência das escassas e 'cabrestantes' emendas parlamentares;
* Oba-obas da 'turma do prefeito' pelos municípios e estados vizinhos ("Aviões em Parnaíba e Aviões em Viçosa do Ceará) e até pelas bandas do entorno do Distrito Federal, com futebol e mais ainda fausto e generoso ágape em Taguatinga, como se o carente e necessitado Município de Buriti dos Lopes fosse o "País das maravilhas" de Charles L. Dodgson.
Poderão alegar que as obras paradas foram iniciadas nas gestões anteriores, porém é dever moral e legal da atual gestão dar continuidade às mesmas.
Poderão, ainda, alegar que os recursos para a contratação desta banda "Aviões do Forró" são da iniciativa privada, ou em parte privados, porém mostrarão que esses patrocinadores privados não têm a menor "Consciência e Responsabilidade Social" merecendo régia fiscalização contábil e bancária pelos competentes órgãos de controle fiscal, uma vez que os recursos porventura aplicados na mega festa poderiam contribuir de  maneira "Sustentável" para a melhoria da qualidade de vida da população buritiense, com implantação de Cursos de Capacitação Profissional e Empresarial, Oficinas Temáticas, Pequenas Indústrias de Reciclagem, Hortas Comunitárias, Cooperativas de Artesanato com derivados da palmeira  Buriti e até adoção, para regular manutenção, de Espaços Públicos como: praças - escolas - ruas - calçadas - etc...
Diante dessa possível hecatombe administrativa tenho esperança e confiança nas atuações dos Ministérios Públicos de Contas, do Estado e Federal com seus poderes de investigação e na apresentação de pertinente Ação Civil Pública.
Senhor Prefeito Bernildo Val corrija sua rota administrativa e aborte esse pouso do jumbo "Aviões do Forró na precária pista buritiense, antes que esse majestoso avião espatife sua já comprometida administração, Vossa Excelência ainda tem tempo, analise bem esta recomendação.
Está matéria ainda produzirá desdobramentos temáticos, uma vez que é de suma importância explicações mais detalhadas para a população sedenta de justiça social, principalmente no tocante  à aplicação dos recursos públicos.
Cônscio de minha conduta cívica, informo que doravante estarei semanalmente presente de forma responsável e coerente no Portal Alerta Buriti com matérias de interesse da população buritiense.
Também, informo que já estou como Consultor Técnico e Administrativo da Nobre Vereadora Iranildes Braga para elaboração de Notas Técnicas a respeito da legalidade dos procedimentos administrativos e da qualidade de execução das obras do município de Buriti dos Lopes.   
Cordialmente,
Hermann Duarte Castelo Branco Diniz
Especialista em Infraestrutura Sênior - Civil e Aquaviário - MPOG
Engº Civil CREA/CE nº 4141-D; visto CREA/PI cód. 12157TPPI.
sugestões por e-mail: hermanndiniz@hotmail.com e SMS: (86) 9469-3669.


23 comentários:

chico meleleti disse...

uma aula de cidadania! valeu hermann sinto-me mais amparado com suas colocações! aguardarei ansioso por mais matérias!

Anônimo disse...

você sim é um cidadão , que com suas sábias palavras repassa o que o povo buritiense quer ouvir......

Anônimo disse...

É assim que tem que ser.
mostrar sempre a verdade e ñ achar q é de festas q a nossa cidade precisa..precisamos sim, de melhores condições de saúde e educação...

Critico Nojento disse...

Cara o Ex-Vereador tá ficando sem nervos! Ops! Ele nunca teve isso! E na câmara? tá do mesmo jeitinho Juzinho... Ela também não fala nada, só escuta e balança a cabeça qui nem calango!

Francisco Santos disse...

O prefeito fez o que disse o não vai pagar o piso salarial dos professores, verba essa que vem sendo repassada desde Janeiro de 2013.
Isso é muita falta de respeito com esses trabalhadores que tanto estuda para se qualificar e ser tão mal remunerado.As férias nem se fala mas o piso salarial...
Falaram e conseguiram desvincular o SINTI. E agora professores, vamos fazer manifestação ou greve mesmo, pois não existe mas nada que nos apare.
Esse 80 anos não poderia ser pior do que todas os finais de décadas.
Vendo nosso dinheiro sendo gasto com imagens fictícias de uma gestão em colapso...
Convites belos e patrimônios que num foram preservado por nenhuma gestão.
Que vergonha, que vergonha...
Buriti se encontra nesse momento em uma situação lastimável.

Francisco Santos disse...

O prefeito fez o que disse o não vai pagar o piso salarial dos professores, verba essa que vem sendo repassada desde Janeiro de 2013.
Isso é muita falta de respeito com esses trabalhadores que tanto estuda para se qualificar e ser tão mal remunerado.As férias nem se fala mas o piso salarial...
Falaram e conseguiram desvincular o SINTI. E agora professores, vamos fazer manifestação ou greve mesmo, pois não existe mas nada que nos apare.
Esse 80 anos não poderia ser pior do que todas os finais de décadas.
Vendo nosso dinheiro sendo gasto com imagens fictícias de uma gestão em colapso...
Convites belos e patrimônios que num foram preservado por nenhuma gestão.
Que vergonha, que vergonha...
Buriti se encontra nesse momento em uma situação lastimável.

Carlos André disse...

O Sr prefeito vive se escondendo em cima de pequenos feitos,que as vezes se torna hilário como:
-A entrega das carteiras dos estudantes;
-O construção e reconstrução de colégio, praças;
-Mudar o as letras da unidade de saúde, que hoje substitui o hospital;
-O convite que mostra os patrimônio que ninguém preserva, só falam em política...
Essa gestão é uma piada...

Adailton disse...

Buriti dos Lopes senti orgulho de pessoas como vc!

chico meleleti disse...

Gente aquele rapaz que na verdade é o prefeito de fato, mandou um montão de babão postar comentário contra o Régis no portal do prefeito isso é ridículo gente não se tá questionando o blogueiro e sim os gastos abusivos da atual administração isso é para desviar o foco se preocupa não amigo Regis vc sim presta relevantes serviços a nossa cidade com esse seu blog e não um desserviço como aquele outro blogueiro!

Artur barra do longá disse...

Engraçado o Hermann mostra os gastos abusivos da prefeitura e quem se ofente é um moço que não tem mandato e nem ocupa nenhum cargo na prefeitura mas pasmem é o verdadeiro mandão! kkkkk vergonha muita vergonha

chico meleleti disse...

Gente por favor não dá pra comparar um engenheiro concursado com um que hoje só trabalha pq apoia um determinado deputado federal e aí dele se não apoia fica vai pra fora rapidinho rapidinho. kkkkk vergonha vergonha

Bruno vice disse...

Hermann não de ouvidos aos comentários daquele engenheiro afinal só trabalha por influencia politica

marlene brito disse...

caro Herman,parabenizo-lhe pela excelente matéria,acredito que voce ira contribuir bastante com esse portal que é de extrema utilidade publica,o povo buritiense precisa ser informado da real situaçao em que se encontra o municipio e lhe garanto que tem muito mais lixo embaixo desse tapete.quanto mais se mexe mais fede.att.Marlene Brito

Anônimo disse...

Enfim a volta da voz do povo. A politica começa a valer a pena quando há políticos com consciência e gestores com princípios. Dr. Hermann realmente tenta mostrar algumas atrocidades praticadas e a necessidade de um olhar mais crítico as mazelas existentes.
Mais não basta lembrar que: a população que não cobra de seus eleitos, não é vítima é cúmplice.

Sabrina Amaral disse...

Também concordo plenamente que gastar tanto dinheiro com uma banda para tocar apenas 1 hora e meia. Penso em muitas crianças que não tem uma farda para adentrar os muros escolares, penso nas dificuldades de alunos que dizem não ter 10 centavos para comprar uma folha, penso nas crianças que não tem uma alimentação diária. Enfim, preocupa-me o caos em que se encontra a educação, sim a educação, pois não adianta ter prédios reformados e coloridos, ainda sim, professores comprometidos e valorizados pelo seu trabalho. Portanto, creio eu, que esse dinheiro que não sei de onde virá ou que benditas mãos estão doando, faria um bem muito grande se fosse investido em maior qualidade de educação, saúde e alimentação na mesa de muitas crianças que ás vezes dormem na sala pelo fato de serem mal-alimentadas. Pensemos nas nossas atitudes como cidadãos críticos e reflexivos e deixemos de tapas o sol com a peneira, que logo observaremos que muito a ainda há de ser feito.

Bebé disse...

O Bebezinho apoia o Drº Herman sim tem que meter o chicote nesse irmão do prefeito! Hora quem se dói é o engenheiro que ganhou a grana kkkkk é muito engraçado mesmo.

elcira duarte disse...

vcs sabiam qual é a empresa que vai ganhar a licitação pra reforma do HOSPITAL? POIS IREI DIZER PRA VCS.

JUSCELINO VAL...É SÓ ESPERAR..DEPOIS VCS ME DIGAM QUE ESTOU ERRADO!!

BURITI NOS TE AFUNDAMOS!!

ARLS disse...

O Chicote de Ouro = Hermann

Anônimo disse...

Parabens Hermann
É salutar para a democracia e para a construção de uma sociedade justa que todos administradores prestem contas a povo, e que sejam cobrados quando agem de maneira contrária aos interesses da população ou quando haja desvio de conduta.
O presidente, governador, prefeito , etc... ocupam cargo público e são pagos com nosso dinheiro, portanto não estão acima da lei em hipótese alguma. Fatos escabrosos tem ocorrido em nossa cidade, e eles tem de ser denunciados, esclarecidos e os culpados punidos nos moldes da lei.
- Com relação a gastança com dinheiro publico para as festas do aniversário do município acho um absurdo,e a alegação que corre é que a banda será paga com recursos privados, se for verdade cabe ao prefeito vir a publico e dizer QUEM ESTÁ PAGANDO E COM QUE INTERESSE, pois empresário não faz graça com dinheiro, se investe quer retorno. Os buritienses tem o direito de saber de tudo! Mas como bem destacou o Hermann, o prefeito segue a política imposta pelos imperialistas romanos, PÃO, VINHO E CIRCO, isso é, de comida, bebida e diversão que o povo esquece os problemas reais , como a saúde praticamente inexistente, a educação capenga, serviços de coleta e limpeza precários, sem hospital, sem rodoviária, sem um mercado decente, ta tudo sem, sem vergonha.....
Engraçado é que o puxa saco oficial do prefeito usa do portal para alegar que o prefeito recebeu a prefeitura com muitos problemas, muitas obras inacabadas e coisa e tal, mas esquece que o prefeito e os seus familiares e agora amigos participaram da gestão anterior por 7,5 anos, fazendo festa com a Ivana, dizendo que tudo era lindo e maravilhoso, mamando nas tetas da viúva, e só rompeu por não ter sido o candidato por ela escolhido, caso contrario estaria junto dela até hoje. Isso é má fé, se participou da gestão passada, sabia de todos os problemas, prometeu em campanha resolver tudo, e agora vem com subterfúgios para tentar mascarar a incompetência! Prefeito, você é boa pessoa, mas está mal assessorado, use de sua autoridade e ponha a locomotiva nos trilhos, pois o barco está afundando e você não percebe isso, seus aspones ficam lhe enchendo os ouvidos com aquela conversinha que está tudo certo, que o povo ta feliz, etc...Ainda dá para corrigir os rumos,mude os secretários, a saúde, educação e obras são pilares da administração, e são muito mal geridos, e tambem coloque a nutricionista para cuidar do cardápio das escolas, fazer algo útil, pois o currículo dela não é o adequado para gerir os recursos financeiros da prefeitura, a não ser o fato de que ela é sua parente pese mais que competência.
Vereadora Iranildes, parabens pelas atitudes, e peço a ela e aos demais vereadores que cobrem os balancetes, as licitações, o uso do dinheiro público, isso deve ser norma, não excessão.
Prefeito Bernildo, torço para que você acorde e mude os rumos da sua administração, pois caso contrário serão 04 anos perdidos, e depois no mínimo mais 02 para recuperar os estragos. Mas parece que para a turma da atual administração ta tudo bem, você anda na rua e vê eles felizes, bem alimentados, tá todo mundo gordinho....ACORDA BURITI!!!

Anônimo disse...


POLÍTICO NÃO É AUTORIDADE,
É SERVIDOR PÚBLICO!!!

TRABALHA PARA VOCÊ,
E É PAGO COM SEU DINHEIRO!!!

NÃO BAJULE, COBRE SERVIÇO!!!
ACORDA BURITI !!!

Lucio José disse...

Esse tal de Juscelino Val e o Frank Cardoso são tudo farinha do mesmo saco. Eu que nao teria coragem de chegar perto de uma obra feita pelo Juacelino Val kkkkkkk

Hermann Diniz disse...

Parabenizo o comentarista das 10h11 de 30/08/2013, pelo excelente comentário postado.
Com certeza trata-se de um cidadão consciente da situação do município com esta administração e das lesões que a mesma vem impondo ao nosso município. Creio que já chegou a hora de nós sairmos dos nossos casulos e externarmos nossas indignações. O Município de Buriti dos Lopes merece uma administração séria e comprometida com os anseios do povo de nossa terra.

Antônio carlos disse...

Falado de abuso de poder, o prefeito de Bernildo mal ou Jucelino mal com o seu jeito de autoridade máxima.Impôs aos vendedores de bebidas que em sua festa de 80 anos de emancipação da cidade deveriam vender apenas a cerveja schin.
Será que o senhor prefeito está sendo beneficiado?
Desse povo tudo pode se esperar!!!