sábado, 24 de agosto de 2013

PREVENÇÃO

COMEÇA HOJE CAMPANHA PARA ATUALIZAR CADERNETA DE VACINAÇÃO 

A Campanha Nacional para a atualização da caderneta infantil começa hoje (24/08/2013) com o dia "D" de mobilização, que acontecerá em todos os Estados e no Distrito Federal. Crianças menores de cinco anos de idade devem ser levadas a um dos postos de vacinação para que a caderneta seja avaliada e o esquema vacina seja atualizado, de acordo com a situação encontrada:
Na campanha serão oferecidas todas as vacinas do calendário básico infantil: BCG, hepatite B, penta, inativada poliomielite (VIP), oral poliomielite (VOP), rotavírus, pneumocócica 10 valente, meningocócica C conjugada, febre amarela, tríplice viral (sarampo, rubéola e caxumba), e DTP (difteria, tétano e coqueluche). As vacinas oferecidas são as mesmas da rotina.
A meta desta campanha é vacinar crianças menores de cinco anos e que não estejam com a caderneta em dia. O público nesta faixa etária é estimado em 1,14 milhões de crianças. A campanha será realizada até o dia 30 deste mês de Agosto, em conjunto estados e municípios. "Com a ação, o Ministério da Saúde pretende aumentar a cobertura vacinal das crianças desta faixa etária, diminuindo o risco de transmissão de doenças que podem ser evitadas. Além disso, a medida vai contribuir na redução das taxas de abandono do esquema vacinal", explicou o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O Ministério da Saúde disponibilizará para as crianças de seis meses a menos de cinco anos, residentes em todos os municípios das Regiões Norte e Nordeste e municípios prioritários do Plano Brasil  sem Miséria, das Regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul - a suplementação da vitamina "A". Está suplementação com mega dose de vitamina "A", contribui para a redução do risco global de morte, por diarreia, além de ajudar no desenvolvimento e crescimento da criança. A vitamina "A" também pode ser recebida na rotina dos serviços de saúde.
Fonte: Ministério da Saúde
Por Portal Alerta Buriti


Nenhum comentário: