terça-feira, 6 de agosto de 2013

DESCASO

MERENDA ESCOLAR É TRANSPORTADA DE MANEIRA INADEQUADA

Na manhã desta segunda-feira (05), durante a manifestação dos professores da rede pública municipal de Buriti dos Lopes-PI, os manifestantes resolveram parar, estrategicamente em frente à Secretaria de Educação, na tentativa de que alguma autoridade aparecesse para dar soluções. Pois bem, foi neste exato momento que que um determinado fato chamou a atenção das equipes de reportagem que acompanhavam o manifesto.
Veja o absurdo que acontece com a merenda escolar de nossas crianças e a maneira irresponsável que ela é transportada. O veículo é totalmente aberto e sem nenhuma higienização, as caixas são expostas ao vento e à contaminação, motorista e ajudante manuseiam os alimentos sem nenhum equipamento de higiene.
Todos estes alimentos, transportados desta maneira, podem ser contaminados por diversos agentes, muitas vezes imperceptíveis e de auto grau de nocividade para a saúde humana. Essa contaminação resulta, normalmente, em doenças de origem alimentar.
É preciso que as autoridades tomem providências à respeito de mais este ato de descaso e irresponsabilidade na cidade de Buriti dos Lopes. Aonde vamos parar? Sim, pois se estes alimentos estragarem ou se contaminarem por algum agente nocivo, poderá causar doenças em nossas crianças, isso seria um problema, a final os pais teriam de levá-los aos postos de saúde, já que o Hospital continua fechado, mas ai teríamos outro problema, os postos de saúde nem sempre têm médicos, principalmente em algumas localidades do município e, quando têm, prescrevem medicamentos que na maioria das vezes não são encontrados na farmácia da Secretaria de Saúde do município. 
A merenda escolar, como qualquer outro alimento, deve ser transportada obedecendo um mínimo de segurança e higiene.



Fotos Régis Silva
Redator: Régis Silva

13 comentários:

Anônimo disse...

Kadê a Nutricionista!? pois isso é responsabilidade dela!!

Anônimo disse...

Produtos pereciveis e embutidos expostos ao sol? Que vergonha!!! Onde está o Boca do Povo para falar deste malfeito? E a secretária de educação o que tem a dizer? Imagino que tal fato seja corriqueiro, é bom alguem ficar ai de plantão com uma camara, tirando algumas fotos se isso se repetir, e denunciar aos órgãos competentes....
Com a palavra o senhor prefeito!!!

Carlos Mateus disse...

Alguém pode me informar em que o Sr Frank Cardoso é formado? O cara fica falando de erros de português sem ter ao menos o nível fundamental! O cara quer ser polemico mas nao passa de um pobre coitado! Tenho muita pena de pessoas assim! Frank Cardoso, usa esse dinheiro que tu ta ganhando do Juscelino Val e vai fazer uma faculdade, so assim vc para um pouco de babar a família Val e Pieca!

Anônimo disse...

E sobre este episodio da merenda, nenhuma autoridade irá se pronunciar?
Ate agora não ouvi ou vi qualquer manifestação da parte do governo municipal. Imagina a quanto tempo a merenda já estava na carroceria, e quanto tempo mais demorou para chegar a escola de destino,e em que condições chegou, para depois ser devidamente acondicionada, no freezer e armários....Será que o prefeito , o vice ou a secretaria de educação tratariam com tal descaso compras que fizessem em algum supermercado para abastecer suas casas? Creio que não, pois o tratamento dado a merenda pode vir a colocar em risco a saúde de quem a consumir. E a secretária de saúde do município, tomou alguma providencia no sentido de cobrar a secretaria de educação sobre o fato ? Afinal, como secretária de saúde ela tem obrigação de zelar pelos devidos cuidados com a merenda escolar que ira alimentar nossos alunos. Mas parece que estão fazendo ouvidos de mercador... Prefeito, cobre competência de seus auxiliares, eles tem de fazem jus ao polpudo salário que recebem....
Lembre-se, nas eleições futuras o povo ira cobrar o senhor pelo que foi ou deixou de ser feito, não seus secretários. Faço estas críticas como um cidadão que torce muito para que seu governo decole!!! Acorda Buriti!!!!

Anônimo disse...

RAIMUNDO SALES
meu amigo carlos mateus...infelizmente nao vai dar tempo o frank usar esse dinheiro em faculdade...sabe pq? tem que passar primeiro no EJA, depois supletivo, depois acaba o mandato do prefeito dele!! ai nao vai dar tempo o coidador ter uma formação digna.

Vando José disse...

Tem gente que faz de tudo para aparecer e este Sr Frank Cardoso é uma dessas pessoas. Fico triste por este rapaz nao perceber que nao passa de um garoto de recado. O Frank acha que esta abafando com essas supostas polemicas que ele cria. Um dia espero que este rapaz acorde e veja que ele nao passa de um "bobo da corte". Frank Cardoso, pare de querer tirar vantagem em tudo, pare de viver de migalhas! Faça um supletivo, termine seus estudos após faça um concurso e toque sua vida normalmente porque essa politicagem toda nao te levará a lugar nenhum!

miguel disse...

quem faz tudo pra ele e laulinha pois ele não sabe se expressa,sabe sim baba baba muuuuuuuuuuuuuuuuito

Anônimo disse...

Que vergonha isso cade esse prefeito q disse q ia mudar Buriti dos Lopes??? Essa mudança ai é tão triste. Aproveitem q vai ser só 4 anos msm e nenhum a mais. Frak baba posta essa materia ai no teu portal do babão.

Anônimo disse...

E é pq dizem q essa nova gestão é perfeit . Ainda bem q agora existe o buriti alerta,pq antes só tinha um site q falava da agenda do prefeito.

Anônimo disse...

E outro dia as crianças de uma determinada escola chegaram em casa pedindo tempero para a merenda. Disso o boca do inferno nao fala né? Tem dinheiro pra trazer avioes e nao tem pra comprar cebola? fala serio!!

Anônimo disse...

Infelizmente o prefeito e a secretaria de educação parecem não ter dado a mínima importância para o episódio da merenda, pois não se manifestaram aos buritienses em nenhum veiculo de comunicação. Quantos as conferencias promovidas pela prefeitura, percebe-se a ausência do povo, as fotos de todas sempre tem os mesmos personagens, ou seja, políticos da base, auxiliares do prefeito e funcionários da prefeitura, que são obrigados a ir para fazer número.
Prefeito, o povo buritiense não quer festa (forró), a festa do povo buritiense é ver sua administração funcionar, tal como prometido na campanha, aí sim ficaremos felizes de fato.
Sugiro ao Régis que faça toda semana uma reportagem sobre determinado bairro da cidade, ilustrada com muitas fotos, mostrando como está a limpeza, a iluminação, as escolas, creches, a segurança, a saúde e outros assuntos. Compare esse material com as promessas de campanha, assim podemos julgar com isenção a administração municipal. Acorda Buriti!!!

Hermann Diniz disse...

Lamentável, triste, muito triste, vergonhoso.
Este fato publicado mostra o despreparo dessa gestão.
Total falta de respeito com os alunos.

Anônimo disse...

eu queria q vcs tivessem visto como são trasportados os alunos da escola que eu trabalho(NASILA PIRES) o motorista(alto,careca,marido de uma coordenadora )bota os alunos no porta mala do carro (fiat),isso é pior do que o transporte da merenda,pois os alunos são humanos,e tenho provas(alunos do olhodágua).